Legislação

Petrobras poderá adotar licitação simplificada

Liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que impedia a Petrobras a realizar licitações por carta-convite. Se ratificada a decisão, boa parte das críticas às licitações da Petrobras pelo TCU serão eliminadas.

Redação
24/03/2006 03:00
Visualizações: 181

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, nesta quinta-feira (23/03), a pedido da Petrobras, a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que impedia a empresa a adotar o Procedimento Licitatório Simplificado, previsto na Lei do Petróleo (Lei 9.478/97). A decisão do TCU obrigava a estatal a submeter-se à Lei Geral das Licitações (Lei 8666/93).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que concedeu a liminar, reconheceu o direito da Companhia de aplicar Procedimento Licitatório Simplificado e rejeitou a argumentação do TCU de que o Decreto 2.745/98, que regulamenta a Lei do Petróleo seria inconstitucional.

“Com a relativização do monopólio do petróleo trazida pela Emenda  Constitucional 9/95, a empresa passou a exercer a atividade econômica de  exploração do petróleo em regime de livre competição com as empresas  privadas concessionárias da atividade, as quais, frise-se, não estão  submetidas às regras rígidas de licitação e contratação da Lei 8.666/93.
Lembre-se, nesse sentido, que a livre concorrência pressupõe a igualdade  de condições entre os concorrentes”, diz Gilmar Mendes em sua decisão.

Mais adiante, o ministro afirma que a declaração de inconstitucionalidade,  pelo TCU, do Decreto 2.745/98, obrigando a Petrobras a cumprir a Lei 8.666/83, “parece estar em confronto com as normas constitucionais”.

No Mandado de Segurança 25.888, impetrado junto ao STF na última terça-feira, a Petrobras lembra que está obrigada a obedecer ao Decreto 2.745/98 por força de parecer vinculante da Advocacia Geral da União (AGU), de 19/07/2004, que exige seu fiel cumprimento por parte de toda a  Administração Federal.

Reunido com os principais executivos da Petrobras em Teresópolis, onde dão seqüência à revisão anual do Planejamento Estratégico da Companhia, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, comentou o que  considera o principal impacto da liminar que suspende a decisão do TCU.

“Além de não poder desobedecer às normas legais às quais está sujeita, como o Decreto 2.745/98, a Petrobras considera essencial a adoção do Procedimento Licitatório Simplificado, para que possa manter a eficiência e a competitividade necessárias à atuação num regime de livre mercado”, disse Gabrielli.

O presidente da Companhia ressalta que, caso seja confirmada pelo STF a  decisão liminar do ministro Gilmar Mendes e prevaleça o entendimento de que o Decreto 2.745/98 deve continuar a ser adotado pela Petrobras, e não a Lei 8.666/93, serão eliminadas a maior parte das críticas feitas pelo órgão  fiscalizador às licitações e contratos da Companhia, que se baseiam nesta divergência quanto à norma legal a ser adotada. “Admitida a constitucionalidade do Decreto, não haverá mais este motivo de questionamento por parte do TCU”, afirmou.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20