E&P

Petrobras pode antecipar produção de gás em Santos

O Estado de S.Paulo
04/02/2005 02:00
Visualizações: 264
O gás natural da Bacia de Santos pode se levado diretamente para o continente, sem passar por plataformas de produção, como ocorre normalmente em projetos de produção de petróleo e gás. Chamada de subsea to beach (do fundo do mar para a praia), a tecnologia é uma das alternativas em estudo pela Petrobrás.
A estatal pretende definir o projeto básico do campo de Mexilhão – uma das principais reservas brasileiras do combustível – ainda no primeiro semetre deste ano. A produção no local deve custar cerca de US$ 1,5 bilhão e pode ser antecipada em um ano, para 2008.
O sistema prevê a interligação dos poços produtores a um equipamento submarino chamado manifold. Daí, a produção segue em um único duto para ser tratada em uma instalação em terra e depois distribuída para a malha de transporte de gás.
O diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella, disse que essa tecnologia já vem sendo testada no Golfo do México e no Mar do Norte. Técnicos do Centro de Pesquisas Tecnológicas da estatal (Cenpes) avaliam a possibilidade de utilizá-la em Mexilhão.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13