acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Ecologicamente correto

Petrobras participa de assinatura do convênio Selo Verde no Rio

14/05/2010 | 11h33

A Petrobras, por meio do Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e Gás Natural (Conpet), participou do evento de assinatura do convênio Selo Verde, realizado nessa quinta-feira (13/5), no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Além da Petrobras, a cerimônia contou com a presença de representantes de órgãos que fazem parte do convênio – a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e os presidentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Luiz Firmino, da Federação de Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do RJ (Fetranspor), Lélis Teixeira, e da Federação de Transporte de Carga do Estado do RJ (Fetranscarga), Eduardo Rebuzzi, entre outros.

 

A iniciativa, direcionada a caminhões de carga movidos a diesel que circulam no Rio, é pioneira no país. O objetivo é diminuir as emissões de gases e reduzir a poluição do ar no estado, uma vez que as fontes móveis são responsáveis por 70% das emissões de gases poluentes no estado. A Fetranscarga estima a adesão de pelo menos 50 mil caminhões ao programa.

 

A gerente geral de Desempenho Energético da Petrobras, Beatriz Espinosa, explica o envolvimento da Companhia no projeto: “Técnicos treinados pelo Conpet farão a análise periódica do nível de fumaça preta emitido pelo veículo, indicando a necessidade de ajustes e, consequentemente, promovendo a redução do consumo de diesel e uma cultura de conservação de energia”. O caminhão aprovado ganhará o selo verde. Os técnicos ainda orientarão os condutores sobre o uso econômico dos veículos.

 

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, elogiou a atuação da Petrobras: “A Petrobras é nossa grande parceira no Estado em programas ambientais. Governo, empresas e sociedade devem atuar juntos se queremos melhorar a qualidade do ar das nossas cidades”, disse.

 

Além dos benefícios ao meio ambiente, com a redução do consumo de diesel os motoristas diminuirão seus custos com combustível.

 

No final do evento, os presentes conferiram a aferição da emissão de gases de caminhões e ônibus no local.

 

 

 

Sobre o Conpet

 

 

O Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), instituído por decreto presidencial em 1991, é um programa vinculado ao Ministério de Minas e Energia e coordenado pela Petrobras. O Conpet tem como objetivos promover o uso racional e eficiente de combustíveis e incentivar o desenvolvimento de uma cultura antidesperdício em diversos setores, com ênfase no transporte, comércio, indústrias, residências e escolas.



Fonte: Agência Petrobras
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar