Greenbuilding certificado

Petrobras ocupa primeiro edifício comercial com certificação verde no país

Construído pela Bracor para a Petrobras no Centro do Rio de Janeiro, o edifício Cidade Nova foi o primeiro edifício comercial do país a receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) dada pelo United States Green Building Council (USGBC).

Cia da Informação
03/11/2008 11:27
Petrobras ocupa primeiro edifício comercial com certificação verde no país Visualizações: 637

Construído pela Bracor para a Petrobras no Centro do Rio de Janeiro, o edifício Cidade Nova foi o primeiro prédio comercial do país a receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) dada pelo United States Green Building Council (USGBC).

 

Com aproximadamente 52 mil m2 de área construída, o edifício ocupado pela estatal de petróleo também é a  primeira construção certificada no Rio de Janeiro, tem a primeira certificação Core & Shell na América Latina e a segunda fora dos Estados Unidos. As certificações foram obtidas depois de auditoria realizada pelos representantes do Greenbuilding sob a supervisão e consultoria da Cushman & Wakefield.

 

A construção segue as normas que diminuem o impacto sobre o Meio Ambiente, como captação e reuso de água; instalação de vidros isotérmicos; concepção de paisagismo e área verde proporcionais ao empreendimento; controle de ar condicionado individual; descontaminação do solo e disponibilização de vagas especiais para veículos de baixa emissão.

 

O LEED é um sistema desenvolvido pelo USGBC que orienta, padroniza, mensura, classifica e certifica os Greenbuildings. É a principal ferramenta mundial no reconhecimento de empreendimentos projetados e operados visando à diminuição dos impactos negativos ao Meio Ambiente.

 

A certificação LEED / Green Building

 

O certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é considerado a principal ferramenta mundial na avaliação sócio-ambiental e no reconhecimento de empreendimentos projetados e operados visando à diminuição dos impactos negativos ao Meio Ambiente.

 

O LEED é um sistema desenvolvido pelo United States Green Building Council que documentando adequadamente cada tipo de edificação e integrando fases de projeto, construção e utilização. O órgão pontua as soluções sustentáveis de uma construção e avalia seu desempenho em variáveis como: espaço sustentável, eficiência no uso de água e de energia, uso de materiais e recursos, qualidade ambiental interna, e inovação e processos.

 

Dados recentes mostram que um empreendimento construído dentro dos padrões LEED / Greenbuilding reduz em até 30% o consumo de energia, 50% o consumo de água, 35% a emissão de CO2 e em até 90% o descarte de resíduos, além de garantir um ambiente interno mais saudável e produtivo.

 

Sobre o Green Building Council Brasil

 

O GBC Brasil é uma organização não governamental criada no Brasil com a missão de desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green building em um processo integrado de concepção, construção e operação de edificações e espaços construídos.

 

O GBC Brasil, assim como o USGBC, é membro do World Green Building Council, entidade supranacional que tem como objetivo incentivar a criação de conselhos nacionais como forma de estimular e promover mundialmente a adoção de tecnologias, práticas e operações sustentáveis na construção civil.

 

Sobre a Bracor

 

A Bracor foi criada em 2006 a partir da união da Equity International – empresa de private equity focada no mercado imobiliário internacional pertencente ao Equity Group Investments L.L.C., de Sam Zell – e do empresário brasileiro Carlos Betancourt. Recentemente a Bracor anunciou a entrada de quatro novos investidores internacionais: o Morgan Stanley Real Estate, a holding da seguradora Norte Americana W.R. Berkley Corporation, a holding administrada pelo The Olayan Group, e o Royal Group, conglomerado controlado pela família real do Emirado de Abu Dhabi.

 

Referência em terceirização imobiliária no Brasil, o foco de atuação da Bracor está na construção de imóveis sob encomenda (onde os projetos são desenvolvidos para atender às necessidades específicas dos futuros inquilinos), na aquisição de imóveis já existentes (onde ela compra propriedades de seus clientes e as aluga através de contratos de longo prazo) e no desenvolvimento de Condomínios Logísticos e Industriais (Business Parks).

 

A Bracor é membro-fundadora do Green Building Council Brasil e busca o comprometimento com a sustentabilidade e o Meio Ambiente em todos os empreendimentos em que é responsável.

 

Sobre a Cushman & Wakefield

 

Líder mundial em serviços imobiliários, com 221 escritórios em 58 países, a filial brasileira da Cushman & Wakefield possui a segunda maior operação do grupo, depois dos EUA. A empresa administra no Brasil o equivalente a R$ 1 bilhão de ativos.

 

Para que seus clientes se concentrem em seu foco principal de negócios, a C&W, especializada em gestão de infra-estrutura, gerencia tudo para imóveis corporativos, industriais, redes varejistas, hospitais, universidades, e outros, que podem contar com ferramentas tecnológicas de ponta e know-how adquirido em 90 anos de experiência no mundo e na América do Sul.  Objetivando estabelecer padrões e práticas de sustentabilidade nos mercados em que atual, a C&W também oferece serviços de consultoria para certificação de “green buildings”, com base na norma LEED™ do USGBC.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13