Gás natural

Petrobras não recebeu pedido formal de aumento do gás, diz Sauer

O pedido formal seria exigência do contrato para abrir a negociação entre as partes. O diretor informa, ainda, que acusação de sabotagem no abastecimento de diesel para a Bolívia é falsa.


31/05/2006 03:00
Visualizações: 67

O diretor de gás e energia da Petrobras, Ildo Sauer, contesta as acusações de que a Petrobras estaria sabotando o abastecimento de diesel na Bolívia e informa que não houve pedido formal de aumento do gás natural conforme exige o contrato de exportação de gás assinado entre Brasil e Bolívia.

Sobre o abastecimento, Sauer informou que a acusação de sabotagem feita à Petrobras pelo presidente da YPFB, Jorge Alvarado, não corresponde à verdade. Quanto ao preço do gás o diretor afirmou: "não recebemos nenhum pedido formal da Bolívia para aumento do preço do gás".

Segundo a Agência Boliviana de Información, o presidente Evo Morales instruiu a equipe de hidrocarbonetos a negociar e acabar esta semana com o processo de negociação para melhorar o preço dos recursos energéticos comercializados a Argentina e Brasil.

Na reportagem o ministro de de hidrocarbonetos da Bolívia, Andrés Soliz, afirma que as negociações não apresentaram resultados significativos com a Argentina e que estão "congeladas", no caso do Brasil.

O diretor da Petrobras destaca,no entanto, que o ministro Soliz reafirmou a garantia de abastecimento do gás natural boliviano ao Brasil até 2019, conforme determina o contrato. Sauer afirma que o comportamento do governo boliviano é de garantir o abastecimento ao Brasil e lembra que durante o acidente com dutos no país vizinho os técnicos bolivianos fizeram todo o esforço para restabelecer o transporte de gás ao Brasil o mais rapidamente possível.

As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (31/05), durante a inauguração da usina Termorio, rebatizada como termoelétrica Engenheiro Leonel Brizola.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19