Bolivia

Petrobras na mira de Morales

Correio Braziliense
16/12/2005 02:00
Visualizações: 52


Às vésperas das eleições presidenciais na Bolívia, o líder cocaleiro Evo Morales insistiu que pretende retomar para o governo boliviano o controle das refinarias administradas atualmente pela Petrobras. O candidato do Movimento ao Socialismo (MAS) apostou no discurso nacionalista até o encerramento da campanha eleitoral, apesar de ter buscado o tom conciliatório no plano interno. "Vamos recuperar as refinarias que o Estado brasileiro controla", disse Morales. O dirigente indígena se reuniu há poucas semanas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Mas o líder cocaleiro, que várias vezes se comparou ao ex-sindicalista que virou chefe de Estado, promete não esmorecer.

"Se ganharmos as eleições, o companheiro Lula terá de nos devolver as refinarias que nos correspondom", acrescentou. A estatal brasileira opera uma refinaria em Cochabamba, terra natal de Morales, e outra em Santa Cruz de la Sierra. Ambas foram adquiridas num leilão em dezembro de 1999 por US$ 102 milhões.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20