Parnamirim

Petrobras mostra projetos de energia limpa no Rio Grande do Norte

A Petrobras apresentará na Festa do Boi ações desenvolvidas no Rio Grande do Norte voltadas para a preservação ambiental e geração de energia limpa e renovável: o Parque Eólico de Macau, o Programa do Biodiesel e o Proclima.

Petrobras
16/10/2007 02:00
Visualizações: 114
Os trabalhos estarão no estande montado pela estatal, patrocinadora da Festa do Boi, até dia 20 de outubro no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O público conhecerá o Parque Eólico de Macau, o primeiro da Petrobras no país, que gera 1.800 kw de potência, a partir de 3 aerogeradores. Isto equivale ao consumo de uma cidade de 10 mil habitantes.

Em abril deste ano, o projeto permitiu que a Petrobras recebesse o seu primeiro registro de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), segundo as regras do Protocolo de Quioto. A utilização da energia eólica nos geradores e na bomba da usina evita a emissão de cerca de 1.300 toneladas de CO2 por ano na atmosfera.



Outro exemplo de nova energia é o biodiesel. No Pólo Industrial de Guamaré estão instaladas duas unidades experimentais de produção do combustível. No próximo ano, quando entrarem em operação contínua produzirão 24 mil toneladas de biodiesel, o suficiente para acrescentar 5% do óleo ao diesel no estado, o que só seria obrigatório a partir de 2013. Nesta nova fase, a previsão da Petrobras é aumentar a área de cultivo de oleagionosas de 1,5 mil para 21 mil hectares na região em 2008.



Ainda no estande da Companhia, a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras (Fafen) estará presente com uma exposição e palestras sobre a utilização da uréia pecuária e da uréia fertilizante para criadores e técnicos. A uréia pecuária é tecnologia de ponta para o aumento da produtividade leiteira. A principal finalidade do produto é a substituição parcial das proteínas naturais dos alimentos por nitrogênio não-proteico (NNP). A uréia restabelece o equilíbrio protéico energético das forragens, possibilitando o ganho de peso para o gado e economia para o criador.



No estande do governo do Rio Grande do Norte, a companhia vai mostrar as ações da empresa dentro do Proclima, programa estadual para enfrentar o aquecimento global. Será exposto um aerogerador em tamanho real. O Proclima é uma ação do governo local, em parceria com outras instituições e empresas, como a Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19