Indústria Naval

Petrobras licitará navios de apoio no início de 2005

Intenção da nova concorrência é renovar parte da frota de 100 barcos de apoio à serviço da companhia. Estudos da diretoria definirão quantidade e prazos para entrega dos barcos. Licitação será semelhante à promovida em 1998 pela Petrobras, diz Renato Duque, diretor da Área de Serviços d


08/11/2004 02:00
Visualizações: 139
O início do próximo ano poderá ser pródigo em boas notícias para o setor naval brasileiro. Pelo menos é o que deu a entender o diretor da Área de Serviços da Petrobras, Renato Duque, nesta segunda-feira (08/11), durante a abertura do 20º Congresso da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Duque anunciou, na ocasião, que a Petrobras discute a possibilidade de promover uma nova licitação para barcos de apoio, no início do próximo ano.
O executivo afirmou que a concorrência depende do resultado de estudos atualmente em fase de conclusão pelas diretorias de Abastecimento e Exploração & Produção (E&P) da estatal. Inicialmente, no entanto, a idéia é viabilizar uma concorrência semelhante à promovida pela empresa em 1998, quando foram licitadas 22 embarcações de apoio offshore. O objetivo é licitar o contrato entre armadores nacionais, que teriam como garantia um contrato de longo prazo com a própria Petrobras.
Duque fez questão de esclarecer, no entanto, que a nova concorrência nada tem a ver com a licitação de 22 navios petroleiros que deverá ser promovida pela Transpetro, a subsidiária de transportes da Petrobras, a partir desta semana. Os estudos, entre outras coisas, definirão fatores como quantidade e tipo de embarcações licitadas, assim como prazos para entrega. Atualmente, estimou o executivo, a Petrobras dispõe de cerca de 100 navios desse tipo à serviço das plataformas operadas pela empresa.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19