Bacia de Santos

Petrobras inicia produção no Campo de Uruguá

A Petrobras informou ontem (14), a entrada em operação do FPSO Cidade de Santos no campo de Uruguá, através da interligação do poço Uruguá-6. Também foram interligados ao FPSO os poços Uruguá-8 e Uruguá-10, que devem iniciar a produção ainda esta semana, com expectativa de atingir a pr

Agência Petrobras
15/07/2010 12:01
Visualizações: 208
A Petrobras informou ontem (14), a entrada em operação do FPSO Cidade de Santos no campo de Uruguá, através da interligação do poço Uruguá-6. Também foram interligados ao FPSO os poços Uruguá-8 e Uruguá-10, que devem iniciar a produção ainda esta semana, com expectativa de atingir a produção de 25 mil barris por dia (bpd) no campo. A plena capacidade de produção de óleo do campo de Uruguá (35 mil bpd) deverá ser alcançada até o final deste ano, com a interligação do quarto poço de petróleo do campo em dezembro.
 
 
O FPSO (navio-plataforma que produz e armazena petróleo) será utilizado para o desenvolvimento dos campos de Uruguá e Tambaú, localizados no Pólo Uruguá, sendo o primeiro FPSO instalado para o desenvolvimento definitivo de dois campos de petróleo e gás da Bacia de Santos. O navio está ancorado a 160 quilômetros da costa, com profundidade de água de 1300 metros, e tem capacidade para produzir  10 milhões de m3 por dia de gás natural e 35 mil bpd, além da capacidade de  armazenar até 740 mil barris de óleo.
 
 
O campo de Uruguá possui reservatórios de petróleo leve, com 33 graus API (medida de densidade do petróleo), e de gás não-associado. O seu plano de desenvolvimento contempla quatro poços horizontais de óleo e cinco poços produtores de gás, que serão conectados diretamente ao FPSO. Já o campo de Tambaú possuirá três poços horizontais de gás não-associado que serão interligados a um manifold submarino de produção que estará conectado ao FPSO Cidade de Santos.
 
 
O escoamento da produção de petróleo dos campos irá ocorrer através de navios aliviadores, enquanto o escoamento do gás se dará através de um gasoduto de 18 polegadas e 174 quilômetros de extensão, já lançado, que interligará o FPSO à plataforma PMXL-1, no campo de Mexilhão. Posteriormente, o gás seguirá até a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), localizada no município de Caraguatatuba, São Paulo, onde ocorrerá a especificação do gás natural para inserção na malha de transporte. As obras na PMXL-1 e na UTGCA estão em fase final, com conclusão esperada para o segundo semestre de 2010.
 
 
A expectativa da Companhia é que até o final de 2012 todos os poços de gás de Uruguá e Tambaú estejam interligados, permitindo que o FPSO Cidade de Santos atinja sua plena capacidade de produção de gás, a depender da demanda requerida pelo mercado.
 
 
O Projeto Uruguá-Tambaú recebeu ontem a Licença de Operação (LO) concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a infraestrutura criada para o projeto deverá ser aproveitada para viabilizar outros projetos em campos adjacentes, como Pirapitanga e Tambuatá, também localizados no Polo Uruguá.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13