E&P

Petrobras inicia produção no campo de Golfinho

A produção no campo de Golfinho foi iniciada pela ativação do navio-plataforma FPSO Capixada, unidade de produção, armazenamento e transferência de petróleo com capacidade de processamento de 100 mil barris por dia. O óleo de Golfinho é de 40º API.

Redação
08/05/2006 03:00
Visualizações: 1144

A Petrobras iniciou, nesta segunda-feira (08/05), a produção no campo de Golfinho, na Bacia do Espírito Santo, com a ativação do navio-plataforma FPSO Capixaba, unidade de produção, armazenamento e transferência de petróleo.

A plataforma, conforme destaca a Petrobras, contribuirá para a manutenção da auto-suficiência brasileira em petróleo e para aumentar a participação do petróleo leve, de maior valor comercial, no portfólio da Companhia.

A capacidade total de produção do FPSO é de 100 mil barris de petróleo e  3,5 milhões de m³ de gás por dia. Produzirá óleo leve de 40º API, contribuindo para a redução das importações brasileiras desse tipo de  petróleo. Quando dois de seus poços produtores estiverem operando, o estado do Espírito Santo se tornará o segundo maior produtor brasileiro de petróleo.

O FPSO Capixaba já está interligado ao primeiro poço produtor, com vazão de cerca de 15 mil barris por dia, e está ancorado num local onde a profundidade d´água é de 1.350m. Outros cinco poços produtores e dois injetores de água serão interligados ao longo do ano. O pico de produção deverá ser atingido ao final de 2006.

O campo

O campo de Golfinho está localizado no antigo bloco exploratório BES-100, no litoral Norte do Espírito Santo, a 60km da costa. A descoberta ocorreu  em julho de 2003, com o poço 1-ESS-123. O campo de Golfinho é uma reserva de óleo leve, que varia de 28º a 40º API. Sua entrada em operação ocorreu  menos de três anos após a descoberta, o que, para um campo em águas profundas, pode ser considerado um marco na indústria mundial de petróleo, ressalta a Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19