Rio Grande do Norte

Petrobras inaugura termelétrica e anuncia implantação da refinaria

Será realizada nesta sexta-feira (19) às 12 horas, em Mossoró, Rio Grande do Norte, a solenidade que marca a inauguração da Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira (UTE JSP/Termoaçu) e a implantação da Refinaria Clara Camarão, em Guamaré. O evento, que terá a presença do presidente Lui

Agência Petrobras
19/09/2008 13:03
Visualizações: 421

Será realizada nesta sexta-feira (19) às 12 horas, em Mossoró, Rio Grande do Norte, a solenidade que marca a inauguração da Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira (UTE JSP/Termoaçu) e a implantação da Refinaria Clara Camarão, em Guamaré.  O evento, que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será realizado no Expocenter (Centro de Eventos Dix-Huit Rosado), campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Rodovia BR -110, km 47, Mossoró, Rio Grande do Norte).

 

A Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é um importante empreendimento da Petrobras para aumentar a oferta de energia elétrica na Região Nordeste e diversificar as fontes de geração elétrica do país. Com a nova refinaria, o Rio Grande do Norte, que já é auto-suficiente nos demais derivados, também será em gasolina. A usina está instalada em Alto do Rodrigues, no Vale do Açu, distante 110 km de Mossoró. A Refinaria Clara Camarão será implantada no Pólo Industrial de Guamaré.

 

Durante entrevista coletiva realizada dia 18, em Mossoró (RN), José Alcides Santoro, Gerente Executivo de Operações Elétricas da Área de Gás e Energia da Petrobras, informou que a Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira "é um importante empreendimento da Petrobras para aumentar a oferta de energia elétrica no Rio Grande do Norte, que contribuirá para o desenvolvimento econômico do Estado". Com capacidade de geração de 320 MW, a unidade representa um acréscimo de 18% na capacidade instalada de usinas termelétricas a gás natural para atendimento da região Nordeste, um total de 1.770 MW.

 

"Com a Refinaria Clara Camarão, o Rio Grande do Norte será auto-suficiente em gasolina, além dos demais derivados que já produz", destacou Gilberto Ribeiro de Carvalho, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Área de Abastecimento da Petrobras, durante a coletiva. A Refinaria será implantada no Pólo Industrial de Guamaré, que produz atualmente GLP, diesel e querosene de aviação, e passará a produzir gasolina com qualidade internacional a partir de 2010, com a adequação das instalações já existentes. Durante a fase de construção vão ser gerados cerca de mil empregos.

 

A refinaria terá capacidade para processar 30 mil barris de petróleo por dia e produzir 4,5 mil barris diários de gasolina, o que tornará o estado auto-suficiente em relação a mais este produto.

 

Saiba mais sobre a Usina Jesus Soares Pereira e Refinaria Potiguar Clara Camarão


 
As imagens serão transmitidas, ao vivo, pela Agência Petrobras de Notícias, e via satélite.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13