Centro de Suporte à Decisão (CSD)

Petrobras inaugura Centro de Suporte à Decisão para otimizar construção de poços

Agência Petrobras
12/11/2014 14:06
Petrobras inaugura Centro de Suporte à Decisão para otimizar construção de poços Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 206

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, inaugurou nesta terça-feira (11/11) o Centro de Suporte à Decisão (CSD) voltado para construção de poços, no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro.

O novo centro atenderá a demandas imediatas das áreas operacionais, com acompanhamento e análises de situações críticas que possam ocorrer durante a construção dos poços.

Além disso, o centro tem capacidade de interagir virtualmente com os demais centros operacionais da companhia.

Segundo a presidente Graça Foster, o novo centro garantirá a construção de poços mais seguros, com menos custo, além de promover maior integração entre as áreas operacionais da Petrobras e entre parceiros e fornecedores da companhia.

Os CSDs operam integrados a um banco de dados com registros de todo trabalho da Petrobras em engenharia de poço, e têm como principal finalidade otimizar a perfuração, fornecendo subsídios para o operador em campo. Todos os parâmetros da perfuração são monitorados pelo centro.

Dados auxiliam soluções

Quando surge um problema na sonda de perfuração, por exemplo, o CSD é acionado e os técnicos buscam meios para solucionar a questão consultando especialistas e consultando o banco de dados disponível no centro.

As comunicações são feitas com as equipes das sondas, que utilizam computadores e softwares padrão para videoconferência.

Outra finalidade dos CSDs é o treinamento de operadores.

Através das unidades, é possível fazer uma consulta dos poços que foram perfurados, criando um ambiente semelhante a um simulador de voo, em que o aluno toma decisões e vê qual seria o resultado a partir dos dados registrados em uma campanha de perfuração real.

O primeiro centro de Suporte a Decisão foi o da Unidade de Operações de Exploração e Produção do Rio de Janeiro (UO-Rio) em 2006.

Atualmente, a Petrobras possui 12 CSDs, incluindo o inaugurado ontem. Os estados que já contam com os centros da Petrobras são Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Amazonas e Sergipe.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19