Águas Profundas

Petrobras firma acordo tecnológico com StatoilHydro

A Petrobras firmou nesta segunda-feira (03/12) um acordo de compartilhamento e desenvolvimento de novas tecnologias de exploração e produção com a empresa norueguesa StatoilHydro. O acordo permitirá o aperfeiçoamento de técnicas de operação em águas profundas, processamento de óleo e gás

Petrobras
04/12/2007 02:00
Visualizações: 20
A Petrobras firmou nesta segunda-feira (03/12) um acordo de compartilhamento e desenvolvimento de novas tecnologias de exploração e produção com a empresa norueguesa StatoilHydro. O acordo permitirá que as duas empresas aperfeiçoem suas técnicas de operação em águas profundas, processamento de óleo e gás, e acompanhamento à distância da produção por meios digitais. O acordo terá a duração de cinco anos.



As duas empresas fazem parte da vanguarda mundial em tecnologias de exploração e produção em águas profundas. Elas pretendem trabalhar em cooperação para superar os desafios dessa atividade, que vem se tornando cada vez maiores como, por exemplo, a perfuração marítima em grandes profundidades e a necessidade de aumento do fator de recuperação dos reservatórios de petróleo, ou seja, como extrair mais óleo e gás dos campos de produção.



O acordo assinado ontem dá continuidade aos anteriores que a Petrobras vinha mantendo com a Statoil e a Norsk Hydro em separado. Com a fusão das duas empresas, ocorrida em outubro, a Petrobras manteve o compartilhamento de tecnologias com a nova companhia.



Estiveram presentes no evento, pela Petrobras: o gerente executivo de Engenharia de Produção da área de Exploração e Produção (E&P), José Miranda Formigli, o gerente geral de Tecnologia de Processos de Produção, Tuerte Amaral Rolim, e o gerente geral de Reservas e Reservatórios, Alberto Sampaio de Almeida. Pela StatoilHydro, esteve presente o vice-presidente de E&P para o Atlântico Sul, Kjetil Baraten Solbrakke, e o presidente da divisão brasileira, Jorge Camargo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.