Argentina

Petrobras fecha venda da Transener

A Petrobras Energía, subsidiária argentina da petroleira brasileira, anunciou sexta-feira a venda de sua participação acionária na Transener, a maior empresa de transmissão de energia elétrica da Argentina, por US$ 54 milhões. Os compradores foram a estatal Energía Argentina (Enarsa) e a

Valor Econômico
24/07/2007 03:00
Visualizações: 51
A Petrobras Energía, subsidiária argentina da petroleira brasileira, anunciou sexta-feira a venda de sua participação acionária na Transener, a maior empresa de transmissão de energia elétrica da Argentina, por US$ 54 milhões.

Os compradores foram a estatal Energía Argentina (Enarsa) e a privada Electroingeniería, que pertence aos empresários locais Gerardo Ferreyra e Osvaldo Acosta, apontados como alguns dos mais próximos ao presidente Néstor Kirchner.

A transação significa o retorno da Transener ao controle nacional argentino e parcialmente estatal, no momento em que o país passa por uma das piores crises de abastecimento de energia (elétrica, gás e petróleo), devido ao forte crescimento do consumo nos últimos quatro anos, sem a contrapartida de oferta. Com 8,8 mil quilômetros de linhas de alta tensão, que ligam todas as geradoras do país aos centros de consumo e também trazem energia importada do Brasil, a Transener é considerada estratégica dentro do sistema elétrico argentino. A empresa havia sido privatizada em 1993, no governo Carlos Menen.

Segundo a Petrobras, a Enarsa e a Electroingeniería compraram 50% cada uma de um pacote de ações equivalentes a 50% do capital da Citelec, que por sua vez é dona de 52,67% das ações da Transener. O empresário Marcelo Mindlin, do grupo Dolphin, é o dono da outra metade do capital da companhia e permanece com sua participação.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19