Mão de obra

Petrobras exige 70% de conteúdo nacional para fornecedores de sistemas de automação

O responsável pela gerência de engenharia de projetos de instalação de produção e exploração da Petrobrás, Alexandre Maia, alertou os fornecedores de sistemas de automação para que iniciem os processos de certificação junto à ANP, a fim de comprovar o índice de 70% do conteúdo local

Redação
11/11/2011 13:06
Visualizações: 200
Durante a mesa redonda "Desmistificando a Automação do Pré-Sal", no evento Brazil Automation 2011, o engenheiro Alexandre Maia, responsável pela gerência de engenharia de projetos de instalação de produção e exploração da Petrobrás, alertou os fornecedores de sistemas de automação para que iniciem rapidamente os processos de certificação junto à ANP, a fim de comprovar o índice de 70% do conteúdo local dos sistemas de automação necessários para suprir os oito novos navios do tipo FPSOs destinados à produção de petróleo. Participaram também pela Petrobrás, Antônio Carvalho (Cenpes) e Carlos Henrique Moura (coordenador de automação da gerência corporativa E&P).

Com o desafio de ampliar em dez anos a produção, saltando de 2,6 milhões de barris de petróleo por dia para 5,5 milhões em 2020, a Petrobrás vai realizar investimentos de US$ 224,7 milhões até 2014, sendo US$ 53,4 milhões destinados ao pré-sal. Segundo os representantes da Petrobrás, a automação terá que apresentar respostas aos novos desafios tecnológicos, econômicos e logísticos.

Para Jorge Ramos, presidente da ISA Distrito 4, associação organizadora do evento, os engenheiros da Petrobrás "reafirmaram que o Brasil dispõe de toda a tecnologia necessária para dar suporte à extração na  profundidade que o pré-sal requer, mas o alerta para a certificação de conteúdo nacional dos fornecedores veio em boa hora". Representantes das principais empresas que compõem o mercado, fornecedores de sistemas de automação, integradores, fabricantes de hardware, software e instrumentos lotaram o auditório Santana do Expo Center Norte, em São Paulo.

O Brazil Automation, que aconteceu de 8 a 10 de novembro, é o maior evento de Instrumentação, Sistema e Automação das Américas e um dos mais importantes do mundo. Esta é a 15ª edição do Congresso Internacional e Exposição Técnica realizado pela Associação Sul-Americana de Automação - ISA Distrito 4, coligada à "ISA - International Society of Automation", principal organização mundial do setor de automação que reúne cerca de 30 mil membros em mais de 50 países.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13