Tecnologia Subsea

Petrobras economiza com tecnologia adaptada para profundidade do pré-sal

Agência Petrobras
22/01/2015 09:30
Petrobras economiza com tecnologia adaptada para profundidade do pré-sal Imagem: Divulgação Aker Solutions Visualizações: 1218

A Petrobras instalou, no fim do ano passado, a primeira árvore de natal molhada (equipamento instalado na cabeça de um poço de petróleo, formado por um conjunto de válvulas operadas remotamente, para controlar o fluxo de fluidos como petróleo, água e gás dos reservatórios para a superfície) através de cabos no pré-sal. A principal mudança é o emprego do chamado navio de apoio a equipamentos submarinos (Subsea Equipment Support Vessel – SESV, na sigla em inglês) na instalação do equipamento em substituição aos tradicionais navios-sonda. Com ele, a economia de tempo foi de aproximadamente dez dias, gerando um ganho superior a US$ 5 milhões. O poço onde a árvore de natal foi instalada com essa técnica, denominado 7-SPH-2D-SP, está localizado no campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos, a 2.130 metros de profundidade.

A operação, que consiste em descer e instalar a árvore de natal na cabeça do poço, através de um cabo controlado da superfície, foi feita pelo navio de apoio com o emprego de um sistema de orientação de equipamento submarino (soes). Esse processo de instalação substitui os navios-sonda, que têm taxas de afretamento muito mais altas. O SESV tem outras vantagens importantes em relação às tradicionais sondas. Para descer mil metros de coluna de duto (riser) em mar aberto, a sonda necessita de aproximadamente dez horas. Com isso, o tempo de descida para instalação de uma árvore de natal em poços com profundidade d´água de 2.300 metros dura, em média, 40 horas. O SESV está apto para fazer a mesma manobra em menos de quatro horas, devido à velocidade de lançamento e de recolhimento do cabo.

Essa tecnologia já é utilizada pela Petrobras para profundidades de até 2 mil metros. Após estudos de engenharia, foram feitas algumas adaptações no barco SESV Skandi Santos, permitindo que a embarcação faça a instalação de equipamentos em locais com até 2.300 metros de profundidade. Após o sucesso dessa primeira experiência, o uso dos SESVs consolida-se também no pré-sal, o que contribuirá para a redução de custos e do tempo das operações. A Petrobras já contratou um segundo navio do tipo SESV, que está sendo adaptado para uma profundidade de até 2.500 metros e que deve entrar em operação no segundo semestre de 2016.
                       
O campo de Sapinhoá é operado pela Petrobras (45%), em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (30%) e Repsol Sinopec Brasil S.A. (25%).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23