Pesquisa

Petrobras e Vale eleitas marcas de confiança

Jornal do Commercio
04/09/2008 10:40
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A sétima edição da pesquisa Marcas de Confiança, promovida pela Revista Seleções e pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) premiou empresas, personalidades e instituições em solenidade realizada na noite da última terça-feira, em São Paulo. Em Previdência Privada, o Bradesco ganhou com 24% e o Banco do Brasil venceu com 35% na categoria Bancos. Em Responsabilidade Social foram eleitas a Petrobras com 14% e a Natura com 13%. A Nestlé ganhou em Marca de Confiança, com 18% dos votos. O executivo de maior destaque foi Pedro Passos, da Natura, com 73%, seguido de Roger Agnelli, da Vale, e Raul Calfat, da Votorantim, ambos com 64%.

 

Os resultados refletem as opiniões de consumidores brasileiros, leitores da publicação que circula há 66 anos no Brasil com tiragem de cerca de 430 mil exemplares distribuídos em todas as regiões do país.

 

Entre as Instituições/Organizações o troféu ficou para os Correios que obtiveram 86% dos votos, enquanto os bombeiros, quase uma unanimidade, saíram vitoriosos com 96% em Profissões. Segundo informações da diretora de Publicidade da Revista Seleções, Malu Zacarias, uma das inovações da pesquisa este ano foi trocar os questionários de papel pelas facilidades oferecidas pela internet.

 

Segundo a executiva, na amostragem, foram considerados válidos os que tiveram mais de 80% do conteúdo preenchido, o que incluiu 1,5 mil formulários compilados e analisados pelo Ibope, parceiro da iniciativa há quatro anos. Foram escolhidas pelos assinantes as marcas que mais inspiram confiança em 45 categorias, além das categorias especiais, que envolvem instituições, profissões e personalidades.

 

"A revista está alinhada com o que acontece no mercado e busca, com esse prêmio, eleger produtos, serviços e personalidades, considerados sinônimo de qualidade e credibilidade pelos nossos leitores", observou Malu.

 

A diretora enfatizou que a idéia da pesquisa da Seleções nasceu na Europa e foi idealizada por um grupo de executivos que queria desenvolver uma ferramenta que pudesse refletir a percepção dos consumidores em relação às marcas de confiança. Foi assim que o Grupo Reader´s Digest, proprietário da Seleções e presente no mundo há 85 anos, adotou essa iniciativa da pesquisa que, além do Brasil, é desenvolvida na Argentina, além de 18 países europeus e cinco asiáticos.

 

"O importante é lançar um olhar para diferentes realidades de mercado", reforçou a executiva que considera a estratégia um sucesso.Já a presidente da Revista Seleções, Patrícia Hespanha, enfatizou que, "mais do que conquistar a confiança dos consumidores, um dos grandes desafios das empresas, é manter a credibilidade adquirida ao longo do tempo".

 

Para a executiva, é importante destacar que aquelas que conseguem ser lembradas pelos consumidores ao longo das edições da pesquisa refletem para o mercado a busca contínua da excelência em seus produtos e serviços.

 

Waldir Beira Júnior, diretor da Química Amparo, fabricante dos produtos de limpeza da marca Ypê, disse que manter-se presente na cabeça dos consumidores é desafio para as empresas. Segundo ele, a empresa conquistou o prêmio Marcas de Confiança pelo quinto ano consecutivo, na categoria detergente líquido, nesta edição eleita com 39% dos votos.

 

"Isso é sinal que temos feito o trabalho correto sob a ótica dos nossos consumidores. A nossa intenção é continuar desenvolvendo produtos de qualidade, cada vez mais inovadores, com preços competitivos e com a melhor relação custo-benefício", enfatizou.

 

O editor-chefe da Seleções, Sérgio Charlab, enfatizou que, a cada ano, a premiação vem conseguindo consolidar-se como um importante termômetro no que se refere à qualidade e à credibilidade das marcas, seja de produtos, serviços ou do trabalho desenvolvido por inúmeras personalidades.

 

"A parceria de peso do Ibope confere muito rigor a esse trabalho que desenvolvemos na Seleções, uma revista que tem-se mantido sempre atual do ponto de vista gráfico e editorial e que consegue emocionar os seus leitores com a qualidade de suas narrativas" afirmou o jornalista ao destacar o crescimento da promoção a cada ano.

 

Entre as curiosidades da pesquisa os executivos da Seleções destacaram algumas marcas que conseguiram conquistar o primeiro lugar nas séte edições da pesquisa Marcas de Confiança nas suas respetivas categorias. São elas: Nokia (aparelho celular , 46%); Unimed (assistência médica, 54%); Zero-Cal (adoçante, 47%); Visa (cartão de crédito, 64%); e Colgate (creme dental, 62%).

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