Desenvolvimento

Petrobras e UFF programam desenvolvimento de novas tecnologias

A trajetória para o desenvolvimento e produção de produtos e projetos do Laboratório de Documentação Ativa e Design Inteligente (ADDLabs) da UFF foi delineada em reunião de trabalho que contou com a participação de executivos da Petrobras e pesquisadores, técnicos, alunos e professores da

Da redação
16/03/2007 03:00
Visualizações: 136

Durante o encontro foi discutida a implementação de novas soluções tecnológicas para unidades produtoras, a otimização do uso de equipamentos de processamento submarino e o gerenciamento digital de campos de petróleo, ações previstas no plano de metas da petrolífera e que apontam para desafios e demandas tecnológicas traduzidas em oportunidades de trabalho, como explicou o gerente-executivo de Engenharia de Produção da Petrobras, José Formigli.

O painel de projetos Petrobras inclui uma carteira resultante de 603 convênios vigentes com 203 instituições brasileiras de pesquisa e desenvolvimento. Da relação constam programas de exploração, revitalização e desenvolvimento da produção, nos quais o ADDLabs tem participação assegurada por produtos já entregues, e em uso e por projetos em andamento. Uma carteira mais completa será apresentada em maio deste ano, “calibrada com a capacidade de execução do ADDLabs”, destacou Formigli.

Coordenadora do ADDLabs, Ana Cristina Bicharra Garcia situou alguns dos produtos do laboratório e seus desdobramentos na pauta de desafios para a rotina de atuação e continuidade da parceria UFF–Petrobras, dentre os quais a adoção de uma filosofia comum e convergente e a definição de ontologias específicas na utilização das diversas tecnologias.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20