África e Oriente Médio

Petrobras e Total planejam explorar óleo em rochas betuminosas

A Petrobras e a Total E&P Activites Petrolieres (Total) assinaram hoje (21/12) um acordo de cooperação com o objetivo de avaliar a exploração, desenvolvimento e produção de óleo, extraído de rochas betuminosas (oil shale) de depósitos existentes em regiões específicas de países da Áfric

Petrobras
21/12/2007 02:00
Visualizações: 49
A Petrobras e a Total E&P Activites Petrolieres (Total) assinaram hoje (21/12) um acordo de cooperação com o objetivo de avaliar a exploração, desenvolvimento e produção de óleo, extraído de rochas betuminosas (oil shale) de depósitos existentes em regiões específicas de países da África e Oriente Médio.

O acordo define que as empresas realizarão estudos, intercâmbio de informações e negociarão contratos de concessão. A Petrobras foi representada na cerimônia de assinatura pelos diretores Nestor Cerveró (Área Internacional) e Paulo Roberto Costa (Abastecimento), e a Total pelo vice-presidente, Patrick Pouyanné, e pelo vice-presidente Américas-E&P, Michel Seguin.

As equipes técnicas da Petrobras e da Total estudarão a viabilidade dos projetos, analisando aspectos como meio ambiente, questões legais, técnicas e econômicas. Caso a viabilidade seja confirmada e aprovada pelas respectivas diretorias executivas, será realizada uma avaliação para o desenvolvimento dos projetos, ficando a Petrobras como operadora.

A cooperação entre as empresas também proporcionará o intercâmbio de tecnologias. A Petrobras é detentora do processo mais avançado de extração de óleo de rochas betuminosas, Processo Petrosix®, e tem uma unidade em escala industrial, operando comercialmente desde 1991, produzindo óleo, gás combustível, gás liquefeito, além de outros subprodutos. A Total, por sua vez, tem tecnologia de ponta na melhoria de óleos e profundo conhecimento da região onde estão situados os projetos de interesse.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20