Noruega

Petrobras e Statoil assinam acordo nas áreas de biocombustíveis e E&P de óleo e gás

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e o presidente da companhia norueguesa Statoil, Helge Lund, assinaram hoje (14), em Oslo, memorando de entendimentos para cooperação nas áreas de biocombustíveis e exploração e produção (E&P).

Petrobras
14/09/2007 03:00
Visualizações: 131
A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Petróleo e Energia norueguês, Odd Roger Enoksen. Também participaram da solenidade os diretores de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, da Área de Negócio Internacional, Nestor Cerveró, e de Abastecimento, Paulo Roberto Costa.



Em biocombustíveis o documento prevê cooperação no desenvolvimento de tecnologias para produção de etanol a partir de lignocelulose e para produção de biodiesel, além de parceria em projetos de produção de etanol no Brasil e exportação do produto para países europeus.



O memorando inclui medidas que visam garantir sustentabilidade na cadeia produtiva dos biocombustíveis, como estudos de avaliação do impacto socioambiental da produção de etanol, e a definição de requisitos para certificação do produto.



Em E&P, haverá participação conjunta em projetos de exploração, desenvolvimento e produção tanto em áreas que já constam da carteira de projetos de ambas as companhias quanto em novas oportunidades de investimentos em diversos países. Também está previsto o desenvolvimento de projetos tecnológicos de alta complexidade em águas ultraprofundas.



Segundo a Petrobras, o documento consolida a aproximação entre a estatal brasileira e a Statoil, e possibilita oportunidades integradas de atuação, onde cada empresa poderá aportar conhecimentos e tecnologias específicas.



A Statoil é uma empresa de petróleo e gás controlada pelo Estado norueguês. A companhia tem atividades em 33 países, entre os quais o Brasil, onde detém a concessão de nove contratos para exploração e produção. Destes, sete são em parceria com a Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20