Internacionalização

Petrobras é investigada por Cfius

Valor Econômico
27/07/2006 03:00
Visualizações: 71

A aquisição de uma refinaria em Pasadena, no Texas, pôs a Petrobras sob a mira do Comitê sobre Investimentos Estrangeiros nos EUA (Cfius) neste ano. Não há indício de que o negócio tenha despertado desconfianças, mas a investigação sugere que o comitê passou a agir com muito mais cautela para responder às pressões que vem recebendo do Congresso.

A transação foi anunciada em fevereiro pela Petrobras. A estatal concordou em pagar US$ 370 milhões pela aquisição de 50% das ações da refinaria, que tem capacidade para processar 100 mil barris de óleo por dia e é vista pela Petrobras como um passo importante na expansão internacional dos seus negócios.

A operação foi submetida pela própria Petrobras à análise do Cfius, há cerca de dois meses. A empresa teve de responder a um questionário minucioso sobre seus planos e suas relações com o governo brasileiro. Dois de seus dirigentes foram entrevistados pessoalmente pelo comitê. A Petrobras espera receber na próxima semana o sinal verde para a compra da refinaria.

Nenhuma empresa é obrigada a se submeter à análise do Cfius, mas a Petrobras decidiu fazê-lo para evitar problemas no futuro. "Foi por prudência", explicou o gerente-geral da estatal nos Estados Unidos, Renato Tadeu Bertani. "O risco de sofrer um veto nesse caso é baixo, mas teríamos enormes problemas se não passássemos por essa investigação e alguém levantasse dúvidas sobre o negócio depois."

A lei que criou o Cfius dá ao presidente americano o poder de desfazer uma operação como essa sumariamente se aparecer algum sinal de que ela ameaça a segurança do país, mesmo muitos anos depois que o negócio for concluído. Mas as empresas que aceitam se submeter ao crivo do comitê tornam-se imunes a medidas drásticas como essa.

A investigação do caso da Petrobras está demorando mais do que o usual porque o Cfius decidiu olhar com mais cuidado transações que envolvam empresas ligadas a governos estrangeiros, antecipando-se às mudanças que o Congresso deverá fazer. Até o ano passado, o comitê concluía a análise da maioria dos casos em um mês.

Funcionários do Departamento de Estado disseram ao governo brasileiro que se trata de um procedimento rotineiro e que não há nada de errado na compra da refinaria, segundo a embaixada do Brasil em Washington. Procurado pelo Valor, o Departamento do Tesouro não quis se manifestar. Sua porta-voz Brookly McLaughlin disse que o órgão não pode divulgar nenhum tipo de informação sobre suas investigações, nem mesmo depois que são concluídas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13