Internacional

Petrobras e Gazprom discutem possibilidades de cooperação

Executivos internacionais da Gazprom participaram de reuniões com a diretoria da Petrobras. O diretor Ildo Sauer, de gás e energia, informa que as empresas tem interesses comuns em dutos de longa distância e estocagem subterrânea de gás.


09/02/2006 02:00
Visualizações: 143

Executivos internacionais da Gazprom participaram de reuniões com a diretoria da Petrobras durante a visita de três dias à companhia brasileira, encerrada nesta quinta-feira (09/02). Ontem, na sede da Petrobras, foi realizada a primeira de uma série de reuniões com o objetivo de detectar possibilidades de cooperação e oportunidades de negócios entre as duas empresas.
     
Participaram o diretor de Gás e Energia Ildo Sauer, o Cônsul Geral da  Federação da Rússia no Rio de Janeiro, Alexey Labetskiy e os executivos  das áreas Internacional e Financeira da Gazprom, Stanislav Tsygankov; Alexander Kondrashov e Alexander Dushko.

Segundo o diretor de Gás e Energia da Petrobras, entre as áreas de interesses comuns estão a projeção, construção e operação de sistemas de controle integrado de gasodutos de longa distância e a estocagem subterrânea de gás natural. “A primeira reunião foi exploratória, não apresentamos projetos concretos, mas existe uma perspectiva positiva de acordos futuros”, declarou Ildo Sauer, lembrando que a Gazprom tem uma experiência de 35 anos na construção e no controle de grandes gasodutos,
como o que une a Sibéria à Europa ou o subterrâneo que ligará a Rússia à Turquia a 2.100m de profundidade.

O chefe da Delegação da Gazprom, Stanislav Tsygankov, também coordenador  da área de Negócios Internacionais da empresa, confirmou a possibilidade  e ressaltou que as duas companhias redigirão um documento contendo todos  os pontos de interesse. Já está prevista para o período de abril e maio  uma nova rodada de reuniões, quando técnicos da Petrobras deverão ir à Rússia para aprofundar a negociação de uma possível parceria.

A Gazprom é a maior empresa do mercado mundial de gás e a Petrobras é a 14ª empresa de petróleo do mundo, segundo a publicação Petroleum Intelligence Weekly.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13