Empresas

Petrobras é 18ª maior empresa do mundo, diz Forbes

Valor Econômico
26/04/2010 12:39
Visualizações: 147

A Petrobras alcançou a 18ª posição no ranking das maiores e mais poderosas empresas do mundo da revista Forbes, melhorando a colocação do ano passado, quando ficou em 25º lugar.

 

A estatal encabeça a lista de companhias brasileiras no ranking, que inclui entre as 100 primeiras posições os bancos Bradesco (51ª) e Banco do Brasil (52ª), a mineradora Vale (80ª) e a holding Itaúsa (82ª), que controla o Itaú Unibanco.

 

No total, o Brasil aparece com 33 companhias na lista, que engloba 2 mil empresas de capital aberto de todo o mundo.

 

O levantamento da Forbes leva em conta não apenas o faturamento, mas também o lucro, os ativos e o valor de mercado das empresas.

 

O banco JPMorgan Chase aparece na liderança, seguido pela General Electric, Bank of America, ExxonMobil e o Banco Comercial e Industrial da China (ICBC, na sigla em inglês).

 

Os Estados Unidos lideram a relação, com 515 companhias. Na sequência, aparece o Japão, país de origem de 210 empresas do ranking. Também se destacam no levantamento a China e a Índia, com 113 e 56 companhias, respectivamente.

 

Por conta de fusões, aquisições ou fraca performance, saíram do ranking deste ano empresas como Volkswagen, que foi incorporada pela Porsche, a Cadbury, adquirida pela Kraft Foods, e o Unibanco, que se uniu ao Itaú.

 

(Eduardo Laguna | Valor)

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20