Investimento

Petrobras deve aprovar a compra de 4 navios

Agência Estado
01/08/2011 17:18
Visualizações: 245
A diretoria da Petrobras deve aprovar esta semana a compra de quatro navios VLCC (very large crude oil, chamados de superpetroleiros). Os cascos dos navios serão aproveitados para serem, posteriormente, convertidos em navios-plataformas do tipo FPSO, que servem para a produção e estocagem de petróleo. As estruturas vão operar em áreas da cessão onerosa, segundo o presidente em exercício e diretor de Serviços da empresa, Renato Duque. "São quatro e, uma vez comprando, nós partimos para fazer a licitação para a conversão. Devemos aprovar esta semana", afirmou.

Em maio, ao anunciar a licitação dos quatro navios, o presidente da empresa, José Sergio Gabrielli, informou que a primeira área a receber um FPSO será Franco, localizado ao norte do polo em torno do campo Lula, na Bacia de Santos. Na época, o presidente informou que a expectativa era de que a área de Franco começasse a produzir em 2015. Franco será a principal área de exploração, respondendo por 3,058 bilhões dos 5 bilhões de barris de óleo equivalente repassados pelo governo durante o processo de capitalização da companhia.

Segundo Duque, além dos quatro navios, a Petrobras deve ir ao mercado para licitar módulos de integração para conversão em plataformas; contratos para a montagem da P-58 e os chamados oito cascos "replicantes", cascos de plataforma destinados à primeira fase na produção do polo de pré-sal na Bacia de Santos. Ele participou de lançamento de seleção pública para projetos de esporte educacional, na sede da empresa, hoje (1), no Rio.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13