Tecnologia

Petrobras desenvolve técnica para triplicar produção

Portal do Plástico
13/04/2006 03:00
Visualizações: 282

Patenteada em três países pela Petrobras, o Selepol, técnica que consiste em injetar polímeros no entorno dos poços para reduzir a produção de água, será empregada agora nos poços do campo de Marlim (na bacia de Campos). A técnica foi desenvolvida pela Gerência de Tecnologia de Reservatório de Produção do Centro de Pesquisa da Petrobrás (Cenpes). As informações foram divulgadas pelo jornal do Clube de Engenharia.

Os testes de laboratório apresentaram excelentes resultados e os testes de campo realizados em dezembro de 2005 em dois poços, ainda estão em avaliação, mas a expectativa é de sucesso. Com o passar do tempo, os reservatórios tendem a produzir maior quantidade de água. Uma redução de 5% a 10% deste teor de água significa dobrar ou triplicar a produção de óleo.

O químico de petróleo Luiz César Barbosa explicou que o Cenpes trouxe uma inovação (o processo é aplicado em mais de uma camada) a uma tecnologia que já vinha sendo estudada na França. "O processo mono camada foi desenvolvido no Instituto Francês de Petróleo (IFP). Mas o Selepol, que é um processo em várias camadas, usando polímeros aniônicos e catiônicos, foi desenvolvido pelo Cenpes e patenteado em vários países.

A Petrobras não vende serviços e as tecnologias por ela desenvolvidas são empregadas na própria companhia. Mas a tecnologia Selepol está sendo transferida para a Statoil, empresa de petróleo da Noruega, em troca da tecnologia Souring, que desenvolve mecanismos de geração e redução de gás sulfídrico em reservatórios de petróleo", disse Luiz César.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19