Tecnologia

Petrobras desenvolve método para escolha de tecnologias de E&P

A metodologia desenvolvida pela petroleira brasileira permite até dobrar o fator de recuperação de petróleo em reservatórios complexos. Ainda em desenvolvimento, o método deverá ser aplicado nos próximos cinco anos.


12/04/2007 03:00
Visualizações: 211

Uma nova metodologia para a escolha de tecnologias de completação de poços está sendo desenvolvida pela Petrobras e deverá ser aplicada pela companhia nos próximos cinco anos. Segundo o engenheiro Luis Bianco, da Petrobras, a expectativa é que o método possa dobrar o índice de recuperação em poços complexos.

Segundo Bianco, o método é aplicado para a exploração em águas profundas, para a extração de petróleo viscoso e em ambiente geológico complexo. Nessas condições, a perfuração de um poço pode custar cerca de US$ 40 milhões e o fator de recuperação é de cerca de 17% a 20%. Com a aplicação do método adequado, esperasse que o fator de recuperação de óleo chegue a 35% ou 40% com uma redução do custo de instalação.

Basicamente, o método envolve experimentações laboratoriais. O engenheiro explica, entretanto,que não há necessidade de altos investimentos, uma vez que os equipamentos de testes são relativamente simples.

Bianco explica que estes testes para escolha estão sendo desenvolvidos agora porque as tecnologias para a extração de petróleo em condições complexas também vêm sendo desenvolvidas recentemente, desde 2000, quando passaram a ser interessantes em função do aumento dos preços energético.

As informações foram divulgadas durante a palestra apresentada por Bianco no Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), nesta terça-feira (10/04).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19