Gestão

Petrobras cria Programa de Otimização de Infraestrutura de Logística

Objetivo é integrar os sistemas de gestão da companhia.

Agência Petrobras
03/12/2012 11:53
Visualizações: 308

A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou na última quinta (29) o Programa de Otimização de Infraestrutura Logística (Infralog), em consonância com as orientações do Plano de Negócios e Gestão 2012-2016 (PNG 2012-2016). O programa tem como objetivo planejar, acompanhar e gerir projetos e ações para atender às necessidades de infraestrutura logística do Sistema Petrobras até 2020. O Infralog garantirá uma gestão integrada dos projetos de logística na Petrobras, otimizando os custos de investimento da Empresa e contribuindo para a financiabilidade do PNG 2012-2016.

 

O escopo do Programa inclui atividades de logística em todo o Brasil, integradas com as áreas de exploração, produção e transporte de petróleo e gás natural, refino, comercialização e distribuição de derivados, garantindo de forma mais eficiente a segurança do abastecimento do mercado nacional e a viabilização das operações no Polo Pré-Sal.

 

Em sua primeira fase, o Programa mapeou as demandas logísticas da Companhia e todos os projetos necessários para atendê-las. Este portfólio de projetos foi criteriosamente analisado, em busca de soluções logísticas mais simples, capturando sinergias entre as áreas da Companhia, reduzindo investimentos e custos operacionais, à luz das condições legais e regulatórias vigentes.

 

Como resultados deste trabalho, são esperadas reduções de até US$ 1,6 bilhão para a Companhia nos investimentos em logística a serem executados pela Petrobras no horizonte 2012-2016, atingindo US$ 5,4 bilhões de redução no horizonte 2012-2020.

 

O programa está estruturado em 4 grandes temas, descritos a seguir:

 

1) Bases de Apoio Offshore – Trata-se de projetos e ações ligados à demanda por infraestrutura portuária e aeroportuária para apoio às atividades marítimas com foco nas bacias do Espírito Santo, de Campos e de Santos.

 

2) Destinação de Líquidos de Gás Natural – A carteira de projetos relacionados a este tema busca oportunidades para a melhor movimentação e aproveitamento dos líquidos oriundos do processamento de gás natural do Pré-Sal.

 

3) Movimentação e Exportação de Petróleo – O crescimento da produção de petróleo da Companhia faz com que seja necessária maior capacidade em terminais para movimentação e exportação de petróleo. Os projetos objetivam a internação de petróleo para as refinarias da Petrobras assim como a exportação de petróleo em navios convencionais e de maior porte, otimizando-se o custo do transporte marítimo.

 

4) Suprimento e Distribuição de Derivados e Biocombustíveis – Os projetos distribuem-se por todas as regiões do país, associados ao crescimento projetado da demanda nacional por combustíveis. Tipicamente, são projetos de aumento de capacidade de tancagem, de ampliação de capacidade de dutos e de construção de bases de distribuição multicliente, e também ações que otimizam o escoamento da produção das refinarias com o uso da rede logística existente.

 

Para cada um dos temas acima, foram estabelecidos objetivos e metas que serão acompanhados de forma permanente. O Programa Infralog representa uma nova forma de gerir os projetos na área de logística na Petrobras. A análise de forma integrada das soluções logísticas possibilitará o aproveitamento de sinergias e redução de custos de todos os negócios do Sistema Petrobras, contribuindo para a disciplina de capital, além de abrir oportunidades para aumento dos investimentos em infraestrutura logística por parte de terceiros.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19