E&P

Petrobras contrata três plataformas no exterior

Zero Hora
11/04/2005 03:00
Visualizações: 279

Ao alegar necessidade de obras em curto prazo, estatal privilegia estaleiros de fora do Brasil e desperta críticas
Pouco mais de dois anos após ter criticado, na campanha eleitoral para a Presidência, a contratação de plataformas de petróleo no Exterior, o governo Luiz Inácio Lula da Silva voltou atrás e decidiu buscar na China uma plataforma de produção de petróleo para o campo de Piranema, em Sergipe.
Outras duas unidades, para o campo de Golfinho, no Espírito Santo, também serão construídas em estaleiros estrangeiros.
A estatal alega que precisa das plataformas o mais rápido possível e não há capacidade ociosa em estaleiros nacionais. Mas os críticos dizem que a empresa está mandando empregos e divisas para fora do país. O contrato para o afretamento da plataforma de Piranema foi assinado esta semana, com a companhia norueguesa Sevan Marine. Ontem, o presidente e o diretor de Exploração e Produção da estatal, José Eduardo Dutra e Guilherme Estrella, foram à China acompanhar as obras da embarcação, que deve ser entregue em 2006.
- Essa plataforma já estava com as obras iniciadas, e isso facilita para que entre em operação mais cedo - disse o diretor de Serviços, Renato Duque, que assumiu interinamente a presidência da estatal.
- Quando o governo Fernando Henrique afretava plataformas no Exterior, todo mundo criticava, dizia que era exportação de emprego e renda, mas o governo Lula tem afretado mais do que seu antecessor - alfinetou o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio, Wagner Victer, do grupo do PMDB que faz oposição ao governo petista.
Ainda em campanha, em 2002, Lula gravou a primeira peça de TV para o programa eleitoral no estaleiro Brasfels, antigo Verolme, em Angra dos Reis. Na época, considerou inexplicável o fato de a Petrobras construir três plataformas fora do país, o que impediria a criação de 2,5 mil empregos e provocaria a remessa de US$ 1,5 bilhão ao Exterior. Quando assumiu o governo, determinou a suspensão das licitações pendentes e a inclusão de uma cláusula de conteúdo mínimo nacional nos contratos de compra de plataformas.
Pela plataforma de Piranema, a estatal pagará US$ 99,5 mil por dia de aluguel. As plataformas de Golfinho estão em fase de contratação.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19