Equipamentos

Petrobras contrata seis sondas a R$ 10,5 bi

As empresas brasileiras Queiróz Galvão, Odebrecht, Petroserv e Schahin Engenharia construirão seis plataformas para a Petrobras. O edital não exige construção no Brasil, nas a operação terá que ser nacional.


31/07/2006 03:00
Visualizações: 17

A Petrobras assinou, nesta segunda-feira (31/07), contratos de afretamento de seis sondas flutuantes de perfuração no valor total de R$ 10,5 bilhões com empresas brasileiras. A Petrobras exige 90% de conteúdo nacional na operação das sondas, mas não incluiu no edital a determinação para a construção no Brasil.

"Os estaleiros estão lotados de obras com as encomendas da Transpetro. O nosso problema é o tempo. Temos que atender à curva de produção que queremos e os prazos dos compromissos assumidos com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). A construção no Brasil não foi colocada nos editais porque seria um impeditivo para atender esses prazos", afirmou o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella.

Durante a fase de operação, no entanto, cada uma das sondas vai gerar cerca de 200 empregos diretos, de operadores embarcados. Inicialmente, 90% desta mão-de-obra terá que ser formada por brasileiros e gradualmente esse conteúdo nacional terá que chegar a 100%.

As companhias vencedoras dos contratos foram as construtoras Norberto Odebrecht e Queiróz Galvão, a Schahin Engenharia e a Petroserv. Cada uma das empresas será responsável pela construção de uma sonda com capacidade para perfuração em lâminas d`água de até 2 mil metros. A Shahin Engenharia e a Queróz Galvão ainda venceram as licitações para a construção de outras duas sondas com maior capacidade para perfuração em lâminas d`água de até 2,4 mil metros.

O representante da Queiróz Galvão, presente na assinatura do contrato, afirma que o estaleiro a ser construído pela companhia em Pernambuco não deverá ser usado para a construção das sondas.

A empresa faz parte do consórcio Atlântico Sul, participante da licitação da Transpetro e vencedor do lote de 10 navios Suezmax, que serão construídos em um estaleiro - ainda a ser construído - em Suape (PE).

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, ressalta que o contrato não é de aquisição de sondas, mas de afretamento e que por isso a Petrobras não tem ingerência sobre a construção. "As sondas serão construídas nos estaleiros que eles contratarem e vão operar com pessoal brasileiro", resumiu.

Segundo o modelo de contrato, as empresas construirão as sondas a Petrobras começará a pagar pelo arrendamento quando forem entregues. A previsão é de que as quatro sondas de 2 mil metros comecem a operar em 2010. As outras duas deverão começar a operar antes, em 2009.

Os diretores da Petrobras afirmaram que estes seis contratos estão de acordo com a política da empresa de ampliar a participação de empresas brasileiras e de produtores no Brasil como fornecedores de bens e serviços.

Estella ressalta que esse contratos tem o objetivo de diversificar os fornecedores de forma a evitar que a Petrobras tenha uma grande concentração de seus equipamentos em contratos com poucas companhias. Os contratos, segundo informa o diretor, estão cerca de 20% abaixo dos preços praticados no mercado internacional.

Atualmente, das 23 sondas arrendadas pela petroleira brasileira, 19 delas são pertencentes a quatro empresas estrangeiras, outras quatro são de propriedade da Petrobras. A companhia tem ainda outros nove contratos de arrendamento em andamento para substituir os contratos que estão em fase final nos próximos anos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20