Biodiesel

Petrobras consegue aprovação inicial para construir a terceira planta

BNamericas
25/09/2006 03:00
Visualizações: 206

A energética federal brasileira - Petrobras - obteve a aprovação inicial para construir uma planta de biodiesel com capacidade de produção de 19 milhões de litro por ano no estado do Ceará, disse à BNamericas uma fonte da companhia, ampliando um comunicado.

A agência de proteção ambiental do estado do Ceará, Sema, aprovou o estudo de impacto ambiental para a planta, que se converterá na terceira da empresa. A Petrobras agora deve solicitar uma licença completa.

Em conjunto, as três plantas teriam capacidade para produzir 57 milhões de litros por ano de biodiesel. A Petrobras prevê o início das operações para o final do próximo ano.   

A Petrobras já iniciou as conversas com pequenos agricultores para adquirir oleaginosas como grãos de soja, algodão, plama e rícino para processar na planta.

A empresa planeja incrementar aprodução de biodiesel a fim de garantir o abastecimento de 855 milhões de litros por ano até 2011 para satisfazer a mistrua de diesel desde janeiro de 2008 até janeiro de 2013, data em que o percentual de biodiesel ao diesel tradicional será elevado de 2% para 5%.

Impacto político

Muitos consideram que os programas de biodiesel serão uma das conquistas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pois poderiam ajudar a reduzir a contaminação no centro das cidades e assegurar a auto-suficiência em petróleo.

O programa também é popular em algumas áreas rurais, dado que o governo outorga isenções tributárias às empreas que compram oleaginosas de pequenos agricultores.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil ordenou à Petrobras suspender sua campanha publicitária sobre biodiesel, pois a propaganda de reeleição de Lula colocou ênfase nos programas de combustíveis, anunciou o TSE em um comunicado.

A proibição será mantida até as eleições de outubro.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19