Negócios

Petrobras conclui contratação de quatro cascos

Agência Estado
28/09/2011 18:03
Visualizações: 116
A Petrobras concluiu o processo de contratação dos quatro cascos que serão convertidos em unidades do tipo FPSO para atuar nas áreas da cessão onerosa, disse o gerente de Planejamento de E&P pré-sal da petroleira, Mauro Hayashi. Segundo ele, o primeiro casco de um navio petroleiro do tipo VLCC já está sendo trazido para o Brasil e vai ser alocado na área de Franco - a maior da cessão onerosa - que está sendo perfurada no momento. Ele não revelou o valor da aquisição, mas estima-se no mercado que o casco custe em torno de US$ 30 milhões.

Os quatro cascos serão convertidos no antigo estaleiro Inhaúma - ex-Ishibrás - no Rio. A área foi arrendada pela Petrobras e deverá ser reformada para receber as obras. Atualmente há uma licitação para decidir a empresa que vai realizar este processo de modernização. A expectativa é de que até o início de outubro isso seja definido.

As obras de modernização do estaleiro vão ocorrer simultaneamente à conversão do casco. A perspectiva, disseram técnicos da companhia, é de que as obras de modernização estejam concluídas até meados do próximo ano.

A Petrobras pretende iniciar a produção na cessão onerosa em 2015. A área de Franco será a primeira da região a ser explorada e receberá um FPSO com capacidade de 150 mil barris por dia. As demais unidades entram em operação até 2020.

Os serviços de construção dos módulos das quatro plataformas e também as obras de integração devem ser contratadas no primeiro semestre do próximo ano. A Petrobras agora está na fase de elaboração dos projetos dos módulos.

Atualmente, a companhia está perfurando o terceiro poço de Franco, como estratégia de delimitação do reservatório, estimado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), em torno de 4,5 bilhões de barris recuperáveis.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13