Petroquímica

Petrobras conclui a compra da Suzano

A Petrobras deve anunciar amanhã o fechamento da compra da Suzano Petroquímica, negócio que havia sido comunicado ao mercado no dia 3 de agosto e dependia de acertos finais para ser concluído. Na segunda-feira, a Petrobras deve fazer outro anúncio importante, a conclusão das negociações com

Agência Estado
29/11/2007 02:00
Visualizações: 272
A Petrobras deve anunciar amanhã o fechamento da compra da Suzano Petroquímica, negócio que havia sido comunicado ao mercado no dia 3 de agosto e dependia de acertos finais para ser concluído. Na segunda-feira, a Petrobras deve fazer outro anúncio importante, a conclusão das negociações com a Unipar para a criação da Companhia Petroquímica do Sudeste (CPS) - que será a segunda maior fabricante de matérias-primas para plásticos e resinas do Brasil, com faturamento previsto de R$ 8 bilhões por ano.

O valor a ser pago pela Suzano deverá ficar cerca de 1% abaixo do preço anunciado em agosto, de R$ 2,7 bilhões, e que provocou muitas críticas por ter sido considerado alto demais pelos opositores da Petrobras. Com a conclusão da compra da Suzano Petroquímica, a Petrobras pode dar o passo seguinte em sua estratégia ousada - e polêmica - de reestruturação do setor petroquímico.

A estatal deverá anunciar também na segunda-feira a união de ativos da Suzano Petroquímica e da Unipar na criação da Companhia Petroquímica do Sudeste. Ao unir todas as operações em uma só empresa, a Petrobras quer criar um grupo forte, com poder de competir com os gigantes internacionais, além de ser um concorrente direto da Braskem, a maior petroquímica da América Latina. Os críticos da empresa dizem, porém, que a Petrobras desequilibrou o jogo de forças no setor.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19