Elevação

Petrobras comemora aumento das vendas de gasolina

O aumento do preço do etanol nas bombas de todo o país em consequência da elevação do preço do álcool nas refinarias está beneficiando a Petrobras. Para a empresa, o aumento crescente do álcool leva os motoristas que têm carro flex fuel (bicombustível) a migrar para a gasolina.

Agência Brasil
08/11/2010 11:24
Petrobras comemora aumento das vendas de gasolina Visualizações: 132
O aumento do preço do etanol nas bombas de todo o país em consequência da elevação do preço do álcool nas refinarias está beneficiando a Petrobras. Para a empresa, o aumento crescente do álcool leva os motoristas que têm carro flex fuel (bicombustível) a migrar para a gasolina.


Segundo o diretor de Refino e Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, o consumo de gasolina deverá crescer este ano, em média, cerca de 15%, volume bem superior aos 7% previstos para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB).


Costa informou que mesmo o consumo de diesel encontra-se 10%, em média, acima da expansão do ano passado, influenciado pela crise financeira internacional.


“O crescimento dos principais derivados acima do PIB está sendo excepcional. Em geral, o combustível tem uma elasticidade menor em relação ao PIB e o seu crescimento é ligeiramente inferior ao do Produto Interno Bruto. Este ano, por uma série de características de nossa economia, a elasticidade está sendo, em média, maior do que o normal e, em alguns casos, se o PIB crescer 7% como está previsto, alguns combustíveis vão chegar a crescer 14%”.


Para Costa, está sendo um ano excepcional do ponto de vista do consumo. Segundo ele, o maior crescimento é da gasolina e do querosene de aviação (QAV).


“No caso da gasolina, houve crescimento expressivo no primeiro semestre do ano e agora também no segundo. O alto preço que vem sendo cobrado pelo álcool torna a gasolina mais atrativa para o consumidor, que agora pode optar em função do carro flex. E, no caso do QAV, vocês estão vendo os aeroportos lotados e o consequente aumento do número de vôos”, afirmou.


No primeiro semestre do ano, as vendas de combustíveis pelas distribuidoras, segundo dados da ANP, cresceram 9,1%, atingindo 56,145 bilhões de litros. Os dados da própria agência indicam uma queda de 15% nas vendas de etanol hidratado, após quatro anos consecutivos de alta, o que ocorre em razão dos altos preços praticados para o etanol, principalmente no início do ano.


Isso levou a que, ainda com base em dados da ANP, as vendas de gasolina chegassem a crescer 20,3%. Esse crescimento acima da expectativa fez com que a Petrobras tivesse que importar gasolina no primeiro semestre para suprir a demanda interna. O mercado de QAV teve alta de 14,9%.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19