Piranema

Petrobras começa a produzir petróleo em águas profundas no Nordeste

Localizado a 25 km da costa de Sergipe, o campo de Piranema começou a produzir petróleo em águas profundas no Nordeste brasileiro. Com a entrada em operação desse campo, a Petrobras dá mais um passo para a manutenção da auto-suficiência em petróleo. O óleo de Piranema, de excelente qualid

Petrobras
15/10/2007 02:00
Visualizações: 65
De enorme importância para a economia do Nordeste, esse tipo de óleo é essencial para a produção de lubrificantes. Com o início das operações no campo de Piranema, a Petrobras abre caminho para que outros estados do Nordeste passem, também, a explorar petróleo em águas profundas.



O novo campo produzirá, inicialmente, 10 mil barris de óleo por dia e poderá chegar a 30 mil em 2008. Ao atingir a capacidade máxima, o campo ampliará em 60% a produção de petróleo do estado de Sergipe. Afretada à empresa Sevan Production AS, da Noruega, no campo atuará uma unidade flutuante do tipo FPSO (que produz, armazena e transfere petróleo).



A nova plataforma tem características técnicas inéditas: o casco redondo, ao contrário dos sistemas flutuantes tradicionais, é mais versátil e estável, o que lhe confere maior segurança nas operações. Afretada por 11 anos, ela ficará fundeada, na primeira fase do projeto, na parte norte do campo, em lâmina d’água de 1.090 metros. Ali, ela permanecerá conectada a seis poços. Na segunda fase, será deslocada para o sul do mesmo campo, onde ficará ligada a três outros poços, em lâmina d´água de 1.560m.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13