Logística

Petrobras chega à marca de 225 operações Ship-to-Ship na Baía de Ilha Grande

Agência Petrobras
21/01/2015 13:58
Petrobras chega à marca de 225 operações Ship-to-Ship na Baía de Ilha Grande Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 351

A Petrobras completou, no fim de 2014, 225 operações Ship-to-Ship (STS) realizadas na Baía de Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), com plena segurança no que se refere às manobras, navegação e proteção ao meio ambiente. A companhia começou a realizar as operações do STS em Angra dos Reis em 2009. O Ship-to-Ship é a operação de transferência de petróleo ou derivados entre navios tanques, que, amarrados lado a lado com dispositivos de proteção entre eles, são conectados com mangueiras especiais.

Os navios podem estar ancorados, atracados em um porto ou em movimento em alto mar. Esta alternativa representa uma solução logística que possibilita flexibilidade operacional, otimização de ativos (navios e terminais), com resultado financeiro elevado, além de apresentar índice de segurança operacional reconhecido pelas autoridades internacionais.

Outra vantagem é a possibilidade de exportar petróleo sem precisar levá-lo até a costa. O navio tanque descarrega num terminal que transfere a carga para uma tancagem, depois é realizada a operação inversa. Concluído o processo, a embarcação pode partir para o país do cliente final. Ou seja, ocorre uma redução de tempo para realizar a exportação, assim como de custos portuários em relação às operações convencionais.

O modelo utilizado em Angra dos Reis é a alternativa com os dois navios ancorados. No final de 2013, a Petrobras iniciou no litoral do Espírito Santo outra alternativa de Ship-to-Ship,utilizando o modelo "underway", ou seja, com os dois navios em movimento dentro de uma área autorizada. Já foram realizadas 14 operações nessa modalidade com os mesmos níveis de segurança.

Além do STS fundeado em Angra dos Reis e o STS navegando no Espírito Santo, a Petrobras realiza operações Ship-to-Ship na modalidade "Atracado" nos Portos de Suape (PE), Pecém e Mucuripe (CE), e Rio Grande (RS).

Ainda existem outras novas operações Ship-to-Ship na modalidade "Atracado" em processo de implementação nos terminais de Angra dos Reis - Tebig (RJ) e São Sebastião - Tebar (SP). A companhia pesquisa novas áreas para a realização de operações Ship-to-Ship em toda a costa brasileira para otimizar a infraestrutura existente, aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e consequentemente melhorar os resultados da Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19