Biocombustíveis

Petrobras Biocombustível pretende ampliar cadeia de suprimento para biodiesel no Piauí

Atualmente, a Petrobras Biocombustível mantém parceria com cerca de 1.150 famílias produtoras de oleaginosas na região da Serra da Capivara (PI). O presidente da empresa, Miguel Rossetto, afirmou que aumentará a compra de matéria-prima para aumentar a produção, o que ampliará a geração de

Agência Petrobras
13/10/2011 12:25
Visualizações: 265
O presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, participou de reunião na terça-feira (11), em Teresina (PI), com o governador do Piauí, Wilson Martins. No encontro, o presidente afirmou que a empresa pretende expandir sua presença no estado, especialmente, a partir do incremento da participação da agricultura familiar na cadeia de suprimento para biodiesel.

Atualmente, a Petrobras Biocombustível mantém parceria com cerca de 1.150 famílias produtoras de oleaginosas na região da Serra da Capivara (PI). Segundo o presidente, a empresa pretende investir na estruturação e ampliação da cadeia produtiva de matéria-prima para biodiesel. “Cerca de 80% do custo da produção de biodiesel está na matéria-prima. Ou seja, ampliar essa compra de suprimento é ampliar a geração de renda”, disse Rossetto, que informou ainda que a empresa assegura aos agricultores familiares que fazem parte da estratégia de suprimento agrícola a compra da produção por meio de contratos de cinco anos.

Rossetto disse ainda que a empresa trabalha para aumentar a produção e a produtividade de oleaginosas. “Nossa intenção é estimular esse crescimento da oferta de grãos, já que precisamos de suprimentos e temos capacidade de ampliação da produção”, afirmou.

Durante a reunião, o governador Wilson Martins ressaltou a grande variedade de oleaginosas nativas no Piauí, como babaçu e macaúba, além de pinhão manso, algodão e soja, já produzidos no estado, que podem ser utilizados como suprimentos para a empresa. “Estamos abrindo o diálogo para que a Petrobras Biocombustível possa ampliar sua presença no Piauí.  Produzimos soja com grande produtividade e com ampliação contínua da produção. Apenas de 2010 para 2011 ampliamos em 60% a produção”, argumentou.

No encontro, Miguel Rossetto e Wilson Martins garantiram o estreitamento da relação institucional entre Petrobras Biocombustível e os órgãos do Governo do Piauí ligados ao desenvolvimento da agricultura familiar visando à ampliação do Programa Biodiesel na Agricultura Familiar no estado. O secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, destacou que uma das primeiras iniciativas nesse sentido é a recriação da Câmara Técnica do Biodiesel. “Vamos encaminhar em breve uma minuta do projeto de recriação da Câmara ao governador Wilson Martins”, relatou.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19