acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Biocombustíveis

Petrobras Biocombustível pretende ampliar cadeia de suprimento para biodiesel no Piauí

13/10/2011 | 09h25
O presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, participou de reunião na terça-feira (11), em Teresina (PI), com o governador do Piauí, Wilson Martins. No encontro, o presidente afirmou que a empresa pretende expandir sua presença no estado, especialmente, a partir do incremento da participação da agricultura familiar na cadeia de suprimento para biodiesel.

Atualmente, a Petrobras Biocombustível mantém parceria com cerca de 1.150 famílias produtoras de oleaginosas na região da Serra da Capivara (PI). Segundo o presidente, a empresa pretende investir na estruturação e ampliação da cadeia produtiva de matéria-prima para biodiesel. “Cerca de 80% do custo da produção de biodiesel está na matéria-prima. Ou seja, ampliar essa compra de suprimento é ampliar a geração de renda”, disse Rossetto, que informou ainda que a empresa assegura aos agricultores familiares que fazem parte da estratégia de suprimento agrícola a compra da produção por meio de contratos de cinco anos.

Rossetto disse ainda que a empresa trabalha para aumentar a produção e a produtividade de oleaginosas. “Nossa intenção é estimular esse crescimento da oferta de grãos, já que precisamos de suprimentos e temos capacidade de ampliação da produção”, afirmou.

Durante a reunião, o governador Wilson Martins ressaltou a grande variedade de oleaginosas nativas no Piauí, como babaçu e macaúba, além de pinhão manso, algodão e soja, já produzidos no estado, que podem ser utilizados como suprimentos para a empresa. “Estamos abrindo o diálogo para que a Petrobras Biocombustível possa ampliar sua presença no Piauí.  Produzimos soja com grande produtividade e com ampliação contínua da produção. Apenas de 2010 para 2011 ampliamos em 60% a produção”, argumentou.

No encontro, Miguel Rossetto e Wilson Martins garantiram o estreitamento da relação institucional entre Petrobras Biocombustível e os órgãos do Governo do Piauí ligados ao desenvolvimento da agricultura familiar visando à ampliação do Programa Biodiesel na Agricultura Familiar no estado. O secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, destacou que uma das primeiras iniciativas nesse sentido é a recriação da Câmara Técnica do Biodiesel. “Vamos encaminhar em breve uma minuta do projeto de recriação da Câmara ao governador Wilson Martins”, relatou.


Fonte: Agência Petrobras
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar