E&P

Petrobras bate recorde de perfuração e abre nova fronteira exploratória

A profundidade vertical de 6.407 metros é suficiente para ultrapassar a camada de sal da Bacia de Santos e atingir os reservatórios de óleo leve e gás.

Redação
12/08/2005 03:00
Visualizações: 250

A Petrobras bateu recorde nacional de perfuração, nesta sexta-feira (12/08), na Bacia de Santos. Com o recorde, a companhia abre uma novoa fronteira exploratória na plataforma continental brasileira. O recorde foi de 6.915 metros de profundidade inclinada – equivalendo a uma profundidade vertical de 6.407 metros.
O recorde anterior da companhia era de 6.397 metros de perfuração vertical, no poço ESS-120, na Bacia do Espírito Santo, em 2003. A perfuração recente foi feita no poço RJS-617-D do bloco BM-S-10, localizado a cerca de 200 quilômetros da costa Sul da cidade do Rio de Janeiro.
Com essa profundidade, a Petrobras ultrapassou a camada de sal da Bacia de Santos e atingiu a denominada “seção Pré-Sal” onde se prevê a localização de promissores reservatórios de óleo  leve e gás. Uma conquista alcançada graças a novos avanços tecnológicos obtidos pela área de  engenharia de poço da companhia e dos investimentos na aquisição de dados geológicos e sísmicos em terceira dimensão (3-D).
O RJS-617-D está situado em lâmina d’água de 2.038 metros e é o primeiro poço perfurado no bloco BM-S-10. Esse bloco é operado pela Petrobras, que detém 65% dos investimentos, em parceria com as empresas BG Group e Partex, que participam com 25% e 10%, respectivamente. O investimento total previsto nesse bloco deverá ultrapassar US$ 50 milhões.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20