Gás Natural

Petrobras avança negociações na Bolívia

Reunidos em La Paz, direção da Companhia e autoridades bolivianas constroem alternativas para garantir fornecimento de gás e expansão de investimentos da petrolífera brasileira naquele país.

Redação
10/02/2006 02:00
Visualizações: 170

Até o final de fevereiro, a Petrobras,o Ministério de Minas e Energia,a estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) e o Ministério de Hidrocarburos da Bolívia assinarão um Memorando de  Entendimentos visando à associação em empreendimentos de interesse  mútuo, que envolvem a garantia de fornecimento de gás para a Petrobras no longo prazo e a expansão dos investimentos da Companhia naquele país.

A decisão foi tomada hoje, durante reunião em La Paz entre a equipe da  Petrobras, liderada pelos diretores Nestor Cerveró (Internacional) e  Ildo Sauer (Gás e Energia), o ministro de Hidrocarburos da Bolívia, Andrés Soliz Rada, e o presidente da YPFB, Jorge Alvarado.

O Memorando de Entendimentos a ser assinado em La Paz detalhará as  possibilidades de associação e cooperação em sete áreas:

  .  Atividades de refino
  ·   Exploração e Produção de petróleo e gás
  ·   Biocombustíveis
  ·   Distribuição de gás na Bolívia
  ·   Instalação de um complexo industrial na fronteira, envolvendo a construção de um Pólo Gás-Químico, atividades de geração térmica e  produção de fertilizantes
  ·   Cooperação na área de gás natural, com vistas a intensificar o uso do combustível na Bolívia a partir da experiência desenvolvida pela Petrobras no Brasil (conversão de veículos a diesel e gasolina para gás  natural veicular, intensificação do uso do gás no setor residencial)
  ·   Cooperação na formação de recursos humanos bolivianos em tecnologias de petróleo e gás

Nas próximas semanas, grupos de trabalho bilaterais detalharão as  possibilidades de empreendimentos conjuntos nessas áreas, para que até o final deste mês o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de  Azevedo, e o Ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, possam ir a La Paz assinar o Memorando de Entendimento.

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo,comemorou o resultado da reunião entre a direção da Petrobras, a YPFB e o governo  boliviano: “A reunião da Petrobras e autoridades bolivianas confirma a possibilidade de entendimento entre as duas partes, de forma a encontrar caminhos para uma convivência mutuamente profícua, sustentável e duradoura”.

O gás boliviano é responsável pelo abastecimento de cerca de 50% do  mercado brasileiro. Atualmente, a Petrobras importa da Bolívia, pelo  Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), em torno de 27 milhões de m3/dia de gás natural.

Os negócios da Petrobras na Bolívia incluem desde a exploração, produção e comercialização de gás natural até o sistema de transporte por dutos,  unidades de processamento de gás natural, refino, unidade de  lubrificantes, e distribuição de derivados.

As atividades exploratórias se desenvolvem em seis dos nove estados  bolivianos. A Petrobras Bolívia também responde pela operação da produção dos campos gigantes de gás natural de San Alberto e San Antonio, no sul do país.

Além disso, a Companhia opera parte dos sistemas de transporte de gás  natural da Bolívia para o Brasil e para a fronteira entre os dois países.

Participa da empresa Transierra S.A. e opera o gasoduto Yacuiba-Río Grande (GASYRG), que em conexão com o Gasoduto Bolívia-Brasil assegura o  escoamento da produção de gás natural dos campos de San Alberto e San  Antonio. Para a região de fronteira de Puerto Suarez, a Petrobras garante o abastecimento local de gás através do gasoduto da sua empresa Transportadora Transmarcos S.A.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20