Energia alternativa

Petrobras assina memorandos de entendimentos com empresas portuguesas

A Petrobras e as empresas Galp Energia e EDP Energias do Brasil assinam nesta terça (28) memorandos de entendimentos nas áreas de biocombustíveis, gás natural, geração de energia elétrica, exploração e produção. O ato acontece em Salvador, durante a 9º Cúpula Brasil-Portugal.

Agência Petrobras
28/10/2008 17:31
Petrobras assina memorandos de entendimentos com empresas portuguesas Visualizações: 17

A Petrobras e as empresas Galp Energia e EDP Energias do Brasil assinam nesta terça (28) memorandos de entendimentos nas áreas de biocombustíveis, gás natural, geração de energia elétrica, exploração e produção. A assinatura dos documentos acontece, em Salvador, durante a 9º Cúpula Brasil-Portugal, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates.
 
Também estarão presentes os presidentes da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, da Galp, Manuel Ferreira de Oliveira, e da EDP Energias do Brasil, Antônio Pita de Abreu. A Petrobras Biocombustível, a Galp Energia e o Governo do Estado da Bahia fazem acordo para estudar a viabilidade de implantação de um pólo na Bahia para a produção de óleo de palma (dendê) e óleo de girassol, matérias-primas para a produção de biodiesel.
 
O memorando é um desdobramento do Acordo de Investimentos assinado no último dia 10, em Lisboa, entre a Petrobras e a Galp Energia para formação de uma joint-venture, que terá como objetivo o desenvolvimento de um projeto de produção de biodiesel. O projeto em estudo está dividido em duas fases, sendo que cada uma prevê a produção anual de 300 mil toneladas de óleo vegetal no Brasil e de 250 mil toneladas de biodiesel de segunda geração, metade em Portugal e a outra em local a ser definido. O capital social será dividido entre Petrobras (50%) e Galp Energia (50%).
 
As partes envolvidas no projeto pretendem aprofundar os estudos, visando confirmar as premissas utilizadas no Plano de Negócios e concretizar a parceria para implantação das operações e atividades previstas. Na área de gás e energia, o documento assinado entre a Petrobras e a EDP Energias do Brasil estabelece a criação de parcerias na realização de estudos para projetos de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas, eólicas e termelétricas movidas a gás natural e biomassa, como o bagaço de cana. O memorando de entendimentos tem prazo de validade de dois anos. O acordo prevê a implementação dos projetos aprovados pelas duas empresas nos aspectos técnicos, comerciais e financeiros.
 
Será assinado também memorando de entendimentos entre a Petrobras e a Galp Energia para avaliação de possibilidades para a formação e/ou manutenção de parcerias com a Petrobras, de forma a possibilitar a Galp atuar como operadora em blocos localizados em águas rasas nas bacias de Campos, Santos e Espírito Santo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19