acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
publicidade
Energia alternativa

Petrobras assina memorandos de entendimentos com empresas portuguesas

28/10/2008 | 15h31
Petrobras assina memorandos de entendimentos com empresas portuguesas
Petrobras assina memorandos de entendimentos com empresas portuguesas Petrobras assina memorandos de entendimentos com empresas portuguesas

A Petrobras e as empresas Galp Energia e EDP Energias do Brasil assinam nesta terça (28) memorandos de entendimentos nas áreas de biocombustíveis, gás natural, geração de energia elétrica, exploração e produção. A assinatura dos documentos acontece, em Salvador, durante a 9º Cúpula Brasil-Portugal, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates.
 
Também estarão presentes os presidentes da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, da Galp, Manuel Ferreira de Oliveira, e da EDP Energias do Brasil, Antônio Pita de Abreu. A Petrobras Biocombustível, a Galp Energia e o Governo do Estado da Bahia fazem acordo para estudar a viabilidade de implantação de um pólo na Bahia para a produção de óleo de palma (dendê) e óleo de girassol, matérias-primas para a produção de biodiesel.
 
O memorando é um desdobramento do Acordo de Investimentos assinado no último dia 10, em Lisboa, entre a Petrobras e a Galp Energia para formação de uma joint-venture, que terá como objetivo o desenvolvimento de um projeto de produção de biodiesel. O projeto em estudo está dividido em duas fases, sendo que cada uma prevê a produção anual de 300 mil toneladas de óleo vegetal no Brasil e de 250 mil toneladas de biodiesel de segunda geração, metade em Portugal e a outra em local a ser definido. O capital social será dividido entre Petrobras (50%) e Galp Energia (50%).
 
As partes envolvidas no projeto pretendem aprofundar os estudos, visando confirmar as premissas utilizadas no Plano de Negócios e concretizar a parceria para implantação das operações e atividades previstas. Na área de gás e energia, o documento assinado entre a Petrobras e a EDP Energias do Brasil estabelece a criação de parcerias na realização de estudos para projetos de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas, eólicas e termelétricas movidas a gás natural e biomassa, como o bagaço de cana. O memorando de entendimentos tem prazo de validade de dois anos. O acordo prevê a implementação dos projetos aprovados pelas duas empresas nos aspectos técnicos, comerciais e financeiros.
 
Será assinado também memorando de entendimentos entre a Petrobras e a Galp Energia para avaliação de possibilidades para a formação e/ou manutenção de parcerias com a Petrobras, de forma a possibilitar a Galp atuar como operadora em blocos localizados em águas rasas nas bacias de Campos, Santos e Espírito Santo.



Fonte: Agência Petrobras
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar