E&P

Petrobras assina acordo para procurar petróleo em Portugal

Agência Lusa
18/05/2007 03:00
Visualizações: 385

A Petrobras e as portuguesas Galp e Partex assinam nesta sexta-feira (18/05) um contrato de concessão para a exploração de petróleo na Bacia Lusitaniana, ao largo da cidade de Peniche (distrito de Leiria, oeste de Portugal), num investimento total previsto de 400 milhões de euros (cerca de R$ 1 bilhão), afirmou à Agência Lusa fonte ligada ao processo.

O consórcio que vai explorar quatro blocos petrolíferos a 60 quilômetros da costa é constituído pela Petrobras, que detém 50%, a Galp Energia, com uma participação de 30%, e a Partex, com 20%.

O projeto de pesquisa em águas profundas, que poderá atingir os 5 mil metros, deverá ser realizado em quatro anos. A partir desse ano, se houver indícios que apontem para a existência de um sistema petrolífero na área, o consórcio deverá efetuar duas perfurações em cada bloco.

Estudos geológicos

Paralelamente, três universidades contratadas pela Petrobras - Universidade Federal de Sergipe e as lusas Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra - estão desenvolvendo estudos geológicos em terra.

O projeto Atlantis, que começou em março e vai durar dois anos, visa a estudar a Bacia Lusitaniana, ou Lusitânica, em terra, para servir de "guia" ao que poderá ser encontrado em águas profundas.

A Petrobras e a Galp assinam também nesta sexta-feira um acordo na área de biocombustíveis. Fonte oficial da Petrobras, contactada pela Agência Lusa, não quis adiantar detalhes sobre os acordos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13