Cooperação Tecnológica

Petrobras assina acordo para desenvolvimento de tecnologia para produção de petróleo sintético

Acordo prevê a construção e testes de uma planta piloto de produção de petróleo sintético a partir de gás natural associado projetada para ser instalada em unidade de produção flutuante do tipo FPSO.

Da Redação
19/10/2006 03:00
Visualizações: 83

A Petrobras assinou um Acordo de Cooperação Tecnológica com a empresa Compact GTL para construção e testes de uma planta piloto de produção de petróleo sintético a partir de gás natural associado (produzido junto com o petróleo) projetada para ser instalada em unidade de produção flutuante do tipo FPSO (plataforma que produz, processa, armazena e escoa petróleo).
 
O contrato de três anos, no valor de US$ 10,6 milhões, envolve as etapas de elaboração do projeto da planta piloto de 20 barris por dia, a instalação desta planta em uma área de teste da Petrobras, situada em terra, a avaliação do seu desempenho e a elaboração do projeto conceitual para uma unidade industrial de 1.500 barris diários.
 
O processo GTL (gas-to-liquids) representa uma importante ferramenta de aproveitamento do gás natural associado. Neste processo, o gás natural é transformado quimicamente em petróleo sintético. 
 
A tecnologia de microcanais e uma grande inovação, principalmente devido ao fato de ser extremamente compacta. Isso permitirá, uma vez comprovada sua viabilidade, a instalação de unidades GTL em plataformas de produção, possibilitando a aplicação ao gás natural produzido nos campos marítimos, quando não for possível a reinjeção nos reservatórios ou a construção de gasoduto para exportação. Com essa tecnologia será comercialmente aproveitado o gás que, de outra forma, seria queimado.
 
Visando à utilização desta tecnologia, a Petrobras optou pela associação com a empresa Compact GTL, que concluiu a fase de pesquisa e desenvolvimento da tecnologia e está apta a iniciar fase de demonstração (projeto e construção de planta piloto).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13