Gás para Termelétricas

Petrobras anuncia recorde de geração de energia

A Petrobras registrou neste domingo, 04/10, um recorde de geração de energia elétrica para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo a estatal, o total de 2,9 mil MW é superior ao estabelecido pelo Termo de Compromisso assinado em maio com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Petrobras
06/11/2007 02:00
Visualizações: 119
Ainda segundo a petrolífera, por restrições do sistema de transmissão, a energia disponibilizada foi de 2,32 mil MW. O Termo de Compromisso entre a Petrobras e a Aneel prevê a geração de energia elétrica a gás natural de 2,17 mil MW. Para alcançar esse recorde, a Petrobras forneceu a usinas termelétricas (UTEs) 13,2 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural.







O resultado obtido pela Petrobras se deve ao melhor aproveitamento do potencial de produção das usinas termelétricas, à redução da demanda por gás natural registrada no fim de semana, e à diminuição no consumo interno da companhia. Houve também a cassação da liminar que obrigava a Petrobras a fornecer 1,3 milhão de metros cúbicos/dia de gás natural para UTE William Arjona, no Mato Grosso do Sul.







Diz a Petrobras que a usina não tem contrato de fornecimento de gás com a companhia, pode gerar com óleo diesel e exige mais gás natural para produzir a mesma quantidade que outras unidades. Para cumprir esta liminar, a Petrobras reduziu o volume de gás natural fornecido às distribuidoras Comgás, Ceg e Ceg-Rio, no limite determinado nos contratos. Com a revogação da decisão judicial, este volume de gás natural foi direcionado a usinas mais eficientes, possibilitando a geração de mais energia.



Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13