Gás natural

Petrobras amplia extração de gás na Bahia

A Petrobras começou a extrair gás natural dos dois primeiros poços do campo de Manati, localizado na Bacia de Camamu, no baixo sul da Bahia. Quando estiver em pleno funcionamento, o complexo deverá dobrar a oferta de gás no Estado, segundo as estimativas da estatal. A empresa produz hoje 5,3

Valor Econômico
18/01/2007 02:00
Visualizações: 167


A Petrobras começou a extrair gás natural dos dois primeiros poços do campo de Manati, localizado na Bacia de Camamu, no baixo sul da Bahia. Quando estiver em pleno funcionamento, o complexo deverá dobrar a oferta de gás no Estado, segundo as estimativas da estatal. A empresa produz hoje 5,3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia na Bahia.

No domingo, a extração de Manati 1, o primeiro poço, inaugurou a fase de produção do campo. O segundo poço passou a produzir na segunda-feira. De cada um foram extraídos, no primeiro dia, 1,7 milhão e 1,5 milhão de metros cúbicos, respectivamente, mas os volumes ainda vão variar bastante ao longo da fase pré-operacional do projeto, diz Antonio Rivas, gerente geral da unidade de negócios, exploração e produção da Petrobras na Bahia.

O campo de Manati entra na fase de extração com quase um ano de atraso em relação à previsão inicial da Petrobras, que pretendia chegar a essa etapa em março do ano passado. Rivas afirma que chuvas e ventos em excesso em 2006 atrapalharam o trabalho na plataforma e motivaram a demora. A inauguração oficial está pré-agendada para 5 de fevereiro.

No total, o campo terá sete poços. Dois entraram em operação, mas três já foram perfurados. Outros dois deverão estar concluídos nos próximos dois meses, e os dois restantes também estarão prontos ainda em 2007. Dutos que somam 125 quilômetros de extensão - cerca de metade disso fica no mar - levarão o gás até a Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde, cidade distante 66 quilômetros de Salvador.

O acerto prévio da Petrobras com a Bahiagás, empresa do governo estadual responsável pela distribuição do produto, prevê que a concessionária receberá 1 milhão de metros cúbicos de gás a mais em 2007 - hoje, recebe 3,5 milhões. Segundo Rivas, com o início da extração no campo de Manati, a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras (Fafen) receberá 1,7 milhão de metros cúbicos por dia. A termelétrica Fafen Energia terá 200 mil metros cúbicos e a Landulpho Alves, 300 mil.

A produção extra de gás natral permitirá à Petrobras também injetar gás em campos de produção de óleo, como Água Grande, no município de Pojuca e Candeias. A técnica permite aumentar a produtividade desses reservatórios.

Apenas dois dos sete poços de Manati entraram em operação, mas não há necessidade imediata dos 6 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, afirma Rivas. "A demanda de mercado na Bahia hoje é de 1,5 milhão a 2 milhões de metros cúbicos", diz.

A oferta deficitária de gás natural na Bahia chegou a adiar planos de expansão e até afugentou potenciais investidores, segundo empresários locais. A Braskem consome atualmente 600 mil metros cúbicos por dia, mas há anos mantém o pleito de elevar o consumo para 1,2 milhão - volume que já atingiu no passado. O início das operações de Manati reforça o plano da companhia. "Isso dá mais competitividade às empresas. ", diz o vice-presidente de relações institucionais da Braskem, Alexandrino Alencar.

"Estamos bastante preocupados com eventuais acordos de restrição, porque aí a pressão sobre nós será maior", diz Buehler. As indústria brasileira já começou a perder fatias de mercado para os chineses no México, Peru e Chile, mas não ainda na costa atlântica da América Latina. Só as vendas de Pequim para o México multiplicaram, pulando de 85 mil toneladas em 2005 para 508 mil toneladas no ano passado.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19