OTC 2005

Petrobras America deve operar a primeira produção no Golfo do México em 2006

Produção na região deverá subir dos atuais 7 mil barris de óleo equivalente diários para 17 mil barris de óleo equivalente.


02/05/2005 03:00
Visualizações: 35

A Petrobras America, subsdiária da estatal petrolífera brasileira nos Estados Unidos, deverá iniciar no ano que vem a primeira produção operada em águas profundas no Golfo do México, com lâmina d`água de 700 metros. Segundo Renato Bertani, presidente da empresa, o local será o bloco Garden Bank 244, onde a empresa programou para julho a perfuração para determinar o modelo de operação.

"Vamos perfurar um poço para definir melhor qual é o modelo de desenvolvimento que nós vamos usar. Vamos dimensionar as unidades de produção. Temos algumas alternativas. Pode ser um tie back (ligação submarina), pode ser uma unidade independente. Essa perfuração é que vai nos ajudar a definir", disse Bertani, durante entrevista coletiva na Offshore Technology Conference (OTC 2005), que está sendo realizada em Houston, nos Estados Unidos.

O presidente da Petrobras Americas disse que, inicialmente, a empresa tinha participação de um terço no Garden Bank 244. Em seguida, adquiriu as partes da Kerr McGee e da Amerada Hess. Segundo Renato Bertrani, os 20% restantes podem ser destinados a uma empresa que detém uma unidade vizinha em operação e que poderá ser usada em um eventual tie back, caso seja uma reserva predominantemente de gás. "Se for um reservatório de gás é um desenvolvimento mais simples, é um tie back, e a produção poderá começar no segundo semestre do ano que vem. Se for de óleo, o projeto pode até ser melhor e aí demorar mais tempo", explicou o presidente da Petrobras America.

Nas estimativas do executivo, o bloco Garden Bank 244 poderá elevar a produção da Petrobras America no Golfo do México dos atuais 7 mil barris de óleo equivalente para 17 mil.

"O nosso plano é fazer a nossa produção crescer fortemente a partir de 2010. Até lá vamos estar trabalhando muito em produção e desenvolvimento de descobertas, principalmente no conjunto de blocos localizados em Saint Malo, Cascades e Chinook", disse Renato Bertani.

A Petrobras America planeja investir no Golfo do Mexico US$ 1,9 bilhão até 2010, sendo US$ 1,5 bilhão no desenvolvimento da produção.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19