E&P

Petrobras adquire participações adicionais em campos no Golfo do México

Empresa anuncia acordos com BHP Billiton e Hess para ampliar fatias nas descobertas de Cascade e Chinook e será operadora no desenvolvimento dos dois campos.

Da redação
15/08/2006 03:00
Visualizações: 335

A Petrobras anunciou hoje mais um passo rumo à ampliação de sua presença no Golfo do México. Por meio de sua subsidiária Petrobras America, a empresa assinou acordos para adquirir participações adicionais de 25% na descoberta de Cascade e de 26,67% na descoberta de Chinook, ambas anteriormente detidas pela BHP Billiton, além de decisão de adquirir até a totalidade dos 15% da participação que a Hess detém na descoberta de Chinook. Com a concretização dos dois negócios, a Petrobras passará a deter 50% de participação em Cascade e até 71,67% em Chinook e sera a operadora do desenvolvimento dos dois campos. As participações restantes nas duas descobertas permanecerão com a Devon Energy e com a Total E&P USA, respectivamente.

Segundo a Petrobras, no desenvolvimento de Cascade e Chinook será utilizado um conceito de desenvolvimento baseado em uma unidade de produção do tipo Sistema de Produção, Armazenamento e Bombeamento flutuante (FPSO), o que será uma novidade nas águas americanas do Golfo do México, embora esta tecnologia seja de amplo domínio da companhia em suas operações na costa do Brasil. Para atender aos desafios tecnológicos e operacionais de produzir petróleo de reservatórios em profundidades de 8300 metros, a Petrobras pretende instalar um sistema de produção em fases, que possibilite a antecipação do primeiro óleo para 2009. Inicialmente, dois poços em Cascade e pelo menos um em Chinook serão completados para produzir para um FPSO. Para a fase seguinte, serão projetados poços e instalações adicionais, em conformidade com os resultados obtidos na fase inicial.

Cascade e Chinook ficam situados no quadrante denominado Walker Ridge do Golfo do México, em profundidades de água que variam de 2.100m a 2.750m. As duas acumulações apresentaram significativas zonas de interesse com petróleo, em reservatórios nas profundidades de cerca de 8.300 metros (paleógenos). Em Cascade foram perfurados poços adicionais que confirmaram a extensão dos reservatórios com petróleo. Em Chinook está sendo planejada uma avaliação neste mesmo sentido para o futuro próximo.

A Petrobras também é a operadora de um campo de gás denominado Cottonwood, situado no quadrante Garden Banks, onde é detentora de 80% de participação. O projeto de produção consiste na completação submarina dos poços e suas interligações às infra-estruturas de produção disponíveis em águas mais rasas, com início de produção previsto para o início de 2007.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13