África

Petrobras adquire bloco exploratório no Senegal

A Petrobras adquiriu 40% de participação na exploração do bloco Rufisque Profond, localizado no Senegal, oeste da África, em águas com profundidades variando entre 150 e 3.000 metros, cobrindo uma área de 7.294 quilômetros quadrados.

Agência Brasil
07/02/2007 02:00
Visualizações: 108
 Essa participação foi adquirida da Edison Spa, operadora, que detinha 95% dos interesses no bloco. Os 5% remanescentes pertencem a Petrosen (Companhia Estatal Senegalesa). O Senegal adota o regime de contrato de partilha de produção (Production Sharing Contract) sendo que o referente ao bloco Rufisque Profond foi assinado entre a Edison Spa e a Petrosen em 2004.
 
A exploração, dividida em três períodos, está na fase de realização de sísmica 3D visando a ampliar o conhecimento da área e, assim, definir melhor o potencial exploratório do bloco.  Na região offshore do Senegal, foram perfurados apenas oito poços em águas rasas tendo permanecido inexplorados os blocos em águas profundas. A área oferece a possibilidade de ocorrência de petróleo leve, com grau API entre 30 e 40.
 
No contrato de compra e venda assinado com a Edison Spa., a Petrobras se comprometeu a reembolsar em 42,1% dos custos passados; oferecer uma participação maior nos 1.500 quilômetros quadrados de sísmica 3D, já em fase de aquisição.
 
Essa participação no Senegal está alinhada à Estratégia Internacional da Petrobras para o oeste da África e é uma oportunidade que pode contribuir para o crescimento e diversificação do portfólio de projetos da Companhia, bem como para consolidar sua presença no continente africano com atuação de forma seletiva.
 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20