Greve de Petroleiros

Petrobras admite perdas de 273 mil barris em um dia com a greve dos petroleiros

EBC/Redação
04/11/2015 16:28
Petrobras admite perdas de 273 mil barris em um dia com a greve dos petroleiros Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 135

 

A Petrobras reconheceu ontem (3) que a greve dos petroleiros afetou as operações da companhia: na segunda-feira (2), deixaram de ser produzidos 273 mil barris de petróleo, o que representa 13% da produção diária no Brasil.

 

Além disso, houve redução de 7,3 milhões de metros cúbicos de gás natural. De acordo com a Petrobras, isso significa 14% do gás oferecido, por dia, ao mercado brasileiro. Para hoje (3), a estimativa da companhia é fechar o dia com redução de 8,5% na produção de petróleo e de 13% em gás.

 

Ainda assim, a empresa garantiu, que mesmo com o efeito na produção de petróleo e gás no Brasil, em decorrência da paralisação dos petroleiros, “a distribuição está funcionando dentro da normalidade e não há previsão de desabastecimento do mercado”.

 

A empresa também destacou que a perda de produção provoca impacto direto na arrecadação de tributos recolhidos em favor da União Federal, estados e municípios e ainda nos royalties e na participação especial. A Petrobras informou que adotou as medidas necessárias para garantir a manutenção das atividades, a preservação das instalações e a segurança dos trabalhadores.

 

De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Norte-Fluminense (Sindipetro NF), ligado à Federação Única dos Petroleiros (FUP), a greve dos empregados da Petrobras provocou a paralisação em 45 unidades na Bacia de Campos. Entre elas, 26 plataformas e três UMS (unidades de manutenção e serviço) estão com as atividades paradas. Sete estão com produção restrita e em nove a operação passou a ser feita pelas equipes de contingência da Petrobras. Segundo o Sindipetro NF, as últimas adesões foram a plataforma P- 17 e a UMS Cidade de Quissamã.

 

Para o diretor de Relações Internacionais da FUP, João Antônio Moraes, o impacto da paralisação na produção de petróleo é de 400 mil barris/dia, mas este número pode mudar conforme a adesão de empregados ou a ocupação das unidades pelas equipes de contingência da Petrobras, que botam as unidades novamente em funcionamento.

 

O secretário-geral da Federação Nacional de Petroleiros (FNP), Emanuel Jorge Cancella, disse que a entidade, além de não aceitar perdas de ativos defende as questões salariais, como o reajuste de 18% para cobrir a reposição de perdas, aumento real e produtividade, enquanto a empresa ofereceu 8,11% de reajuste.

O coordenador- geral do Sindpetro NF, Marcos Brêda, admitiu que existe uma diferença nas lideranças dos empregados com relação ordem de discussão das reivindicações. Enquanto a Petrobras e a FNP pretendem acertar logo as questões salariais, a FUP não entende que seja assim.

 

“A Petrobras quer discutir mais questões internas de reajuste salarial e também uma pauta que reduz os direitos que hoje existem no nosso acordo coletivo, que findou em agosto de 2015. Nós entendemos que a primeira discussão que tem que ser feita é qual será o tamanho da Petrobras daqui para frente. Para depois discutir as questões corporativas”, afirma Brêda.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13