Lançamento

Pesquisadores do GESEL/UFRJ lançam livro sobre bioeletricidade

Como fonte de energia limpa, renovável e sustentável, a cogeração à biomassa virou mais uma alternativa de insumo energético para o mercado. Para traçar um verdadeiro raio-x desta fonte e do segmento, o Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GESEL/UFRJ)

Assessoria
25/09/2008 15:06
Visualizações: 193

A energia elétrica produzida a partir da biomassa está ganhando mais espaço na matriz energética brasileira. Como fonte de energia limpa, renovável e sustentável, a cogeração à biomassa virou mais uma alternativa de insumo energético para o mercado, como ficou claro no leilão de energia de reserva promovido pelo governo no dia 14 de Agosto deste ano. Para traçar um verdadeiro raio-x desta fonte e do segmento, o Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GESEL/UFRJ) está lançando o livro Bioeletricidade e a Indústria de álcool e açúcar: possibilidades e limites, em co-edição com a Synergia Editora.

 

Com a entrada desta fonte na política energética brasileira e a possibilidade de as usinas de açúcar e álcool produzirem energia elétrica a partir da biomassa, os pesquisadores do GESEL traçaram um panorama da bioeletricidade sucroalcooleira. O livro, que reúne uma coletânea de artigos escritos pelos professores Nivalde J. de Castro, Guilherme Dantas, André Luiz Leite e Roberto Brandão, analisou detidamente toda a evolução recente da biomassa, desde janeiro de 2008, e a política econômica e energética da bioeletricidade que culminou com o leilão de reserva no primeiro semestre deste ano.

 

A primeira seção do livro Bioeletricidade e a Indústria de álcool e açúcar: possibilidades e limites, que engloba os quatro primeiros capítulos, examina a importância da bioeletricidade para o sistema elétrico brasileiro e o papel do leilão de energia de reserva como instrumento de contratação da eletricidade produzida a partir da biomassa. Nas seções seguintes do livro são analisados os entraves e as alternativas para a produção de bioeletricidade. E na conclusão, formulada no capítulo 12, os resultados do leilão de energia de reserva são avaliados com o intuito de mostrar que os tradicionais entraves à inserção da bioeletricidade foram equacionados e que o leilão de energia de reserva marca o início de uma nova era para a bioeletricidade sucroalcooleira brasileira.

 

Ficha Técnica do Livro

 

Título: Bioeletricidade e a indústria de álcool e açúcar: possibilidades e limites

 

Autores: Nivalde José de Castro, Guilherme de A.Dantas, André Luiz da Silva Leite e Roberto Brandão.

 

Edição: GESEL/UFRJ - Synergia Editora

 

N° de páginas: 120 páginas

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19