Mercado

Pesquisa detecta queda de 0,8% na produção da Opep

Valor Econômico/Ag.
07/08/2006 03:00
Visualizações: 150

A produção de petróleo bruto dos países-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) recuou 0,8% em julho passado, segundo uma pesquisa feita pela Bloomberg News.

A produção de petróleo da Opep caiu, em média, 250 mil barris/dia, para o total de 29,61 milhões de barris/dia, segundo a pesquisa realizada junto a empresas petrolíferas, países produtores e analistas. A produção de junho foi corrigida para menos 60 mil barris/dia. Os 11 países-membros da Opep bombearam 30,54 milhões de barris/dia em outubro de 2004, seu maior patamar desde 1979.

A produção do Iraque no mês passado teve alta de 40 mil barris/dia, passando ao total de 2,13 milhões de barris/dia, a maior desde outubro de 2004, segundo a pesquisa. O país foi o único membro da Opep a elevar sua produção de petróleo em julho.

O preço do petróleo fechou em queda na sexta-feira, derrubado pelo alívio por a tempestade tropical Chris ter se enfraquecido.

Mesmo assim as empresas petrolíferas e de gás que operam no Golfo do México continuam atentas à tempestade, já que o Centro Nacional de Furacões dos EUA em Miami alertou que ela ainda pode voltar a ser tempestade tropical.

Em Nova York, os contratos do WTI para entrega em setembro caíram 71 centavos de dólar, a US$ 74,75 por barril. Em Londres, o tipo Brent recuou 31 centavos de dólar, a US$ 76,25 por barril.

O petróleo em Londres está sendo negociado acima do referencial nova-iorquino, o que é incomum, devido a problemas na produção na Nigéria, causando impacto mais imediato na Europa do que nos EUA.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19