Ompetro

Perdas na arrecadação

Municípios produtores de petróleo reclamam de perdas na arrecadação

Agencia Brasil
02/02/2015 19:00
Perdas na arrecadação Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 67

A Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) vai elaborar um documento a ser encaminhado aos governos estadual e federal solicitando a ajuda para manter a política de investimentos na região produtora do Rio de Janeiro, disse, hoje (2), o secretário executivo da Ompetro, Marcelo Neves. Acrescentou que a iniciativa deve-se a queda registrada nos últimos meses na receita dos municípios produtores.

A entidade promoveu esta tarde, em Macaé, no norte fluminense, reunião para traçar uma estratégia comum de enfrentamento da queda nos royalties do petróleo e nos repasses federais e estaduais. Ele justificou o pedido de ajuda pelo fato de a região “ser altamente importante para o país”. Neves acrescentou que só a Bacia de Campos responde por cerca de 86% da produção nacional de petróleo e gás.

A Ompetro quer dialogar com as empresas produtoras para tentar estabelecer um programa que possa parar com as demissões no setor, intensificadas nos últimos dias. O secretário executivo lembrou que o custo da produção é muito mais alto do que no Oriente Médio e se a cotação estiver abaixo ou próximo do custo de produção, acaba não sendo interessante para as companhias. “Muitas acabam diminuindo o ritmo”. Dependendo dos estudos de viabilidade técnico-econômica das empresas, isso pode significar mais desemprego no setor no Rio de Janeiro, disse Neves.

A presidente do Ompetro, Rosinha Garotinho, também prefeita de Campos dos Goytacazes, ressaltou que os municípios produtores tem registrado queda de receita. Isso tem levado a contenção de gastos e reprogramação dos orçamentos desde outubro do ano passado, quando o barril de petróleo caiu da cotação de US$ 115, entre junho e agosto de 2014, para US$ 70. Em dezembro, na reunião da Ompetro, Rosinha defendeu que os municípios façam os ajustes financeiros para equilibrar suas contas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19